CONCLUSÃO Os principais indicadores são aqueles que avaliam limpeza de materiais, preparo e acondicionamento dos materiais e esterilização, guarda e distribuição de materiais, seguindo adequação de estrutura física do setor, processo de trabalho e instrumento de controle de qualidade.
É o processo de eliminação parcial da carga microbiana de artigos e superfícies, tornando-os aptos para o manuseio. Após a descontaminação, deve-se seguir o processamento adequado.
Os indicadores biológicos e químicos são produtos desenvolvidos para fazer parte dos procedimentos de boas práticas exigidos e protocolados pela ANVISA, sua utilização é necessária para o monitoramento do processo de esterilização.
Como ciência, o processo de esterilização possui menos de duzentos anos. Com a descoberta da bactéria e a busca da morte microbiana muito se evoluiu no campo microbiano e consequentemente no processo de esterilização.
As principais ferramentas utilizadas para validação do processo de esterilização sob vapor saturado são: monitoramento dos parâmetros da câmara por meio do teste de Bowie e Dick, indicador biológico, no mínimo semanal e utilização de indicadores químicos.
A Central de Material e Esterilização (CME) é a área responsável pela limpeza e processamento de artigos e instrumentais médico-hospitalares (1). É na CME que se realiza o controle, o preparo, a esterilização e a distribuição dos materiais hospitalares (2).
A importância do CME para o atendimento Manter um centro de materiais no hospital significa ter um local específico para o preparo de materiais para esterilização e a higienização dos equipamentos e suprimentos médicos.
Segundo a resolução RDC 15 de Centro de Material e Esterilização – CME é uma unidade funcional destinada ao processamento de produtos para saúde dos serviços de saúde. Veja abaixo todas as informações sobre o que o CME faz, como é composta a sua equipe e qual a sua importância.
A C.M.E. deve ser fisicamente centralizada, principalmente em hospitais de grande e médio porte. Portanto, este setor básico e imprescindível será a mola-mestra para a maior parte da garantia e eficiência das atividades de toda equipe de saúde, visando o bem-estar do paciente.
A CME é composta pelas seguintes áreas: 2- Área de Preparo: É a área onde os materiais são inspecionados, preparados, empacotados e identificados para posterior esterilização e onde se prepara todo o material de consumo. 3- Área de Esterilização: É a área em que se esterilizam os materiais.