Bens principais sãos bens que tem existência própria, autônoma, que existe por si só, abstrata ou concretamente. “Principal é o bem que existe sobre si, abstrata ou concretamente; acessório, aquele cuja existência supõe a do principal”. ...
São bens tudo o que possui valor econômico e que pode ser convertido em dinheiro, sendo utilizado na realização do objetivo principal de seu proprietário. São as coisas úteis, capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e das empresas.
Os Bens fungíveis são aqueles que podem ser substituídos por outros de mesma espécie, qualidade e quantidade, por exemplo, o dinheiro. O Código Civil, em seu artigo 85, traz a definição de bens fungíveis.
Os ativos intangíveis são todos os elementos não substanciais que estão diretamente vinculados ao potencial de geração de riqueza em uma organização. Em outras palavras, são todos os bens incorpóreos: não podem ser tocados, mas possuem valor econômico e, por esse motivo, necessitam de substância física.
Os bens culturais são formados por elementos tangíveis e intangíveis que não podem ser separados. Uma escultura é um objeto físico e, como tal, é tangível. ... A parte intangível é composta de valores, sentimentos e símbolos que, apesar de não serem mensuráveis, são essenciais para dar o valor ao bem tangível.
Normalmente, os benefícios ou produtos tangíveis são itens que podem ser vistos ou tocados. Eles normalmente têm um valor sólido que é quantificável. Benefícios ou produtos intangíveis são mais abstratos, e de natureza qualitativa, mas de muitas maneiras tão reais quanto os tangíveis.
Custo Intangível pode ser definido como a parcela de sacrifício financeiro absorvida na formação e/ou manutenção de um fator intangível, citando-se como exemplos de fatores e custos intangíveis, as patentes e os custos de desenvolvimento, marcas registradas e custos de propaganda e registro, moral de RH (Recursos ...
Ele está registrado no grupo do “ativo não circulante”, dentro do ativo. Ele não existe fisicamente, mas é um bem que muitas empresas possuem. Outros exemplos de ativos intangíveis são: Licenças.
Um ativo intangível deve ser reconhecido apenas se: