Os dêiticos também são definidos como os elementos linguísticos que indicam o lugar ou o tempo em que determinado enunciado é produzido, além de indicar os participantes de uma situação enunciativa.
Exemplos de expressões dêiticas são verbos como trazer, levar, ir, vir, advérbios como hoje, ontem, amanhã, aqui, aí, lá, pronomes pessoais, como eu e você, nós e vocês, e pronomes demonstrativos, como este, esse, aquele. ´Dêixis´ é uma palavra que vem do grego e significa “a ação de mostrar”.
A anáfora e catáfora são mecanismos linguísticos que servem para antecipar um termo que será citado ou referenciar uma palavra que já foi anteriormente colocada no texto. Os termos anafóricos e catafóricos são fundamentais para garantir a coesão do texto.
- Elipse: Acontece quando se omite um termo já exposto previamente, mas percebido na oração ou texto devido ao contexto da mensagem apresentada. Ex.: A mãe foi a primeira a chegar em casa.
Forças de Coesão: são forças moleculares de atração que fazem com que as moléculas do próprio líquido fiquem unidas; Forças de Aderência: também conhecidas como força de adesão, é uma força atrativa que atua entre um líquido e a superfície de um sólido quando estes estão em contato direto.
Coesão Sequencial. Chamamos de coesão sequencial o elemento que é responsável, em uma narrativa, por apontar a sua evolução e caracterizar a passagem de tempo. São marcadores verbais no decorrer do texto que irão apontar a passagem do tempo, permitindo que o texto tenha uma progressão lógica e coesa.
De maneira geral, as flexões de tempo e de modo dos verbos e as conjunções são os mecanismos responsáveis pela coesão sequencial nos textos. Os mecanismos de coesão sequencial são utilizados para que as partes e as informações do texto possam ser articuladas e relacionadas.
3) Para que a coesão ocorra adequadamente, são usados procedimentos e recursos que contribuem com esse processo. Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta. a) A substituição por hiperonímia põe em cadeia dois segmentos, os quais serão interpretados como equivalentes.