Os registros são componentes empregados nas instalações de água fria e quente dos sistemas hidráulicos prediais e são divididos em três tipos: de gaveta, pressão e esfera.
Já o registro de gaveta é aquele que fica instalado nas paredes, destinado a interromper o fluxo de água na parte do sistema em que tem que ser realizado algum reparo. O ideal é que contenha um registro para cada circuito hidráulico, como no banheiro, na cozinha e na lavanderia.
O registro de gaveta Pode ser instalado em vários ambientes como: banheiro, cozinha, área de serviço e saídas de caixas da água. É um registro auxiliar que é utilizado para interromper todo fluxo da água quando realizamos uma manutenção, ou seja, ele funciona ou aberto ou fechado.
Esquerda p/ abrir, direita p/ fechar. Girar p/ a esquerda abre uma torneira, p/ a direita fecha. O mesmo vale p/ parafusos e, claro, política.
Os principais sinais de que está ocorrendo vazamento de água no prédio
Feche torneiras, desligue aparelhos que usam a água da caixa e não use por alguns momentos, o vaso sanitário. Localize a torneira de boia da caixa e feche-a, para impedir que entre água. Feito isso, marque na caixa o nível da água. Se depois de uma hora ele tiver diminuído, é sinal que há vazamento.
O sistema horizontal conduz a água do sistema vertical pelo interior dos apartamentos. Também existem os sistemas de esgoto que também possuem tubulações “verticais” e ramais “horizontais”. As manchas nas paredes indicam que o vazamento está acontecendo provavelmente no sistema vertical.
Por ser de uso comum, quando o vazamento vem dele, o reparo é de responsabilidade do condomínio. Inclusive, caso algum apartamento sofra dano por conta da falta de manutenção de responsabilidade do condomínio, é ele quem irá arcar também.