Eles são especialmente utilizados para comandos de motores elétricos, são aplicados em motores, e sempre trifásicos. Em muitos casos o disjuntor-motor é conectado na saída do próprio contator de potência, basicamente eles são utilizados em partida de motores elétricos trifásicos.
Para a escolha correta deverão prevalecer os dados reais de partida e nominais do motor a ser protegido. Deve-se observar que K1 está sujeito à corrente de fase/linha na partida em ESTRELA, ou seja, a corrente será 1/3 da nominal de partida.
O torque do motor é calculado multiplicando a força aplicada (F) pela distância do centro do eixo (d), também chamado de braço de alavanca. Quanto mais distante a força aplicada estiver do eixo, maior será o torque. Nesse cálculo é importante observar o sinal da rotação produzida.
No ambiente industrial opta-se por motores trifásicos na maioria das vezes devido a: longa vida útil, ligação fácil, facilidade de controle, a potência instantânea total é constante e nunca nula, produzem torque constante, não preciso de dispositivos especiais para a partida e possuem tamanho menor que os motores ...
Assíncronos (Indução) Funciona normalmente com velocidade constante, que varia ligeiramente com a carga mecânica aplicada ao eixo (5 a 10%), devido a sua grande simplicidade, robustez e baixo custo e o motor mais utilizado de todos, sendo adequado para quase todos os tipos de máquinas acionadas.