Estudo transversal é um tipo de estudo observacional em que o pesquisador não interage com a população amostral de modo direto senão por análise e avaliação conseguidas através da observação.
A pesquisa exploratória é realizada sobre um problema ou questão de pesquisa que geralmente são assuntos com pouco ou nenhum estudo anterior a seu respeito. O objetivo desse tipo de estudo é procurar padrões, ideias ou hipóteses. A ideia não é testar ou confirmar uma determinada hipótese, e sim realizar descobertas.
Pesquisa explicativa Considera-se ser este o tipo de pesquisa que explica a razão, o porquê dos fenômenos, uma vez que aprofunda o conhecimento de uma dada realidade. Assim, pelo fato de esta modalidade estar calcada em métodos experimentais, ela se encontra mais direcionada para as ciências físicas e naturais.
A pesquisa qualitativa é que permite um maior conhecimento sobre o problema a ser estudado. A mesma possibilita uma maior delimitação do que é investigado, além da construção de hipóteses. Nesse tipo de pesquisa, o objetivo é o caráter subjetivo, estudando o objeto por meio de suas particularidades.