Separar o lixo seco do lixo orgânico. Essa atitude simples e diária, que todo mundo pode adotar em casa, tem tudo para facilitar a vida de quem trabalha com a coleta seletiva. E não é só isso: a separação correta contribui também para reduzir a contaminação do meio ambiente e para evitar a disseminação de doenças.
A reciclagem de resíduos proporciona várias vantagens para as empresas em relação à utilização de matéria prima naturais: reduz o volume de extração de matérias primas, reduz o consumo de energia, emitem menos poluentes e melhora a saúde e segurança da população.
Ao reduzir estamos poupando os recursos naturais, combatendo o desperdício e diminuindo a geração de lixo e a consequente poluição ambiental. ... Portanto, esta prática reduz a quantidade de matéria-prima, água e energia necessária à fabricação de novos bens de consumo e diminui a poluição.
Além de favorecer uma atividade rentável gerando novos empregos, a reciclagem reduz a quantidade de resíduos (lixo não reciclável) enviados para aterros sanitários ou depósitos de lixo, prolongando a vida útil desses locais.
Além de favorecer uma atividade rentável gerando novos empregos, a reciclagem reduz a quantidade de resíduos (lixo não reciclável) enviados para aterros sanitários ou depósitos de lixo, prolongando a vida útil desses locais.
Como você pode colaborar com a reciclagem de lixo
Uma recomendação importante é lavar as embalagens recicláveis, como caixas de leite e garrafas pet, e deixar secar bem antes de colocar nos contentores....Observe as cores das lixeiras correspondentes a cada material:
Saiba como separar o lixo para reciclagem de maneira correta
Resposta. -Separar o plastico dos outros materias e colocar no lixo reciclavel para os plasticos. - Fazendo artesanatos. - Reaproveitar o plastico para outro meio de uso.
O processo de reciclagem dos diferentes tipos de PLÁSTICOS se dá através de moagem e lavagem das embalagens, daí os polímeros são novamente transformados em grânulos, os chamados grãos ou pellets, que servirão como matéria-prima para indústrias de peças automotivas, peças de utilitários domésticos, brinquedos, ...
O plástico reprocessado volta como matéria-prima para a fabricação de artefatos plásticos, como conduítes, sacos de lixo, baldes, cabides, garrafas de água sanitária, e acessórios para automóveis, por exemplos. Porém o lucro só é possível através da reciclagem do tipo de plástico que permite o seu reaproveitamento.
Muito utilizado em filmes para embalagens e alimentos, na fabricação de produtos industriais e da construção civil, como cordas, tubos para água quente, fios e cabos. Também tem sido utilizado em frascos, caixas de bebidas, autopeças, potes e utilidades domésticas.
Quais são os materiais não recicláveis? Papéis não recicláveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados.
5 maneiras de descartar o lixo doméstico corretamente
PRETO: madeira LARANJA: resíduos perigosos BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde ROXO: resíduos radioativos MARROM: resíduos orgânicos CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.
Código de Cores para os Diferentes Tipos de Resíduos
- Utilize sacos de cores diferentes para identificar o tipo de lixo: preto para resíduos domiciliar e azul para materiais recicláveis. Os munícipes podem contribuir também com a reciclagem a partir da separação dos materiais recicláveis, tais como, papel, plástico, vidro e metais.
Laranja: utilizado para descarte de resíduos perigosos; Preto: para descarte de resíduos gerais não recicláveis; Branco: são indicados para a coleta seletiva de resíduos de serviços de saúde; Cinza: indicado para resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.
Amarelo: Metal (latinhas de cerveja,refrigerante, sucos, molduras de quadros e etc.) Azul: Papel e Papelão (jornais, revistas, impressos em geral, caixas de papelão embalagens longa-vida e etc.) Branco: Resíduos de hospitais eserviços de saúde. Cinza: Não reciclável, contaminado ou impossível a separação.
Conforme estabelece a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), as cores obedecem ao seguinte parâmetro: azul: papel e papelão; vermelho: plástico; verde: vidros; amarelo: metal; preto: madeira; laranja: resíduos perigosos; branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde; roxo: resíduos ...
Anvisa: Tipos de Resíduos Hospitalares
Quais são os tipos de resíduos hospitalares e como classificá-los...