Pode ser de grão longo e fino, glutinoso, integral, tailandês ou Basmati… No mundo existem mais de 2000 variedades de arroz, embora as cultivadas sejam muitas menos.
Preto, branco, vermelho, cateto, arbóreo ou agulhinha – essas são apenas algumas das diversas variedades do grão mais famoso do país: o arroz.
Esse produto é classificado em grupos (formas de apresentação: em casca ou beneficiado), subgrupos (natural, parboilizado, integral, polido, parboilizado integral e parboilizado polido), classes (curto, médio, longo, longo fino e misturado) e tipos (de acordo com a quantidade de grãos defeituosos).
Já o tipo 2 tem o dobro de defeito, ou seja, é pouco selecionado e também tem maior número de grãos quebrados, chegando a 15%, e o resultado é um arroz mais empapado e também não uniforme depois de cozido. ... Para o arroz tipo 1 e 2, cada 1 xícara (chá) do grão pede 2 xícaras (chá) de água fervente.
Coloque um pouco de arroz cru num copo de água e mexa bem. Se os grãos afundarem é porque a qualidade é ok, mas se boiarem desconfie da procedência.
Arroz carolino (em inglês: carolino rice e em francês: riz carolino) possui formato alongado e a coloração branca leitosa. Este arroz tem um teor mais elevado de amilose, por isso não perde a sua forma e torna-se muito cremoso, após o cozimento.
Arroz parboilizado: fonte de carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e minerais. Também é conhecido como arroz malekizado, amarelão, amarelo e macerado. Apresenta uma cor amarelada e odor mais forte. Rico em Vitamina B1 (tiamina) e tem mais fibra do que o branco.
Oryza sativa
Arroz agulhinha Também conhecido como arroz polido – ou simplesmente arroz branco – esse é o tipo mais tradicional de arroz consumido em todo o mundo. Seu grão passa por um processo de remoção da casca, para deixá-lo completamente branco e mais fácil para cozinhar.
a matéria prima do arroz é inexistente, ja que o próprio arroz, feijão é uma matéria prima. por exemplo: o café tem como matéria prima o grão de café, a pipoca tem como matéria prima o milho, e o arroz é cultivado de forma natural.
Onde se produz mais arroz? O grande celeiro do arroz brasileiro é justamente o Rio Grande do Sul, onde o predomínio é do arroz irrigado. O Estado detém 56,8% da área cultivada e 70,8% da produção nacional, segundo a Conab. Confira abaixo o 5 Estados que mais produzem arroz no Brasil.
Maior produtor do país, o Rio Grande do Sul responde por 70% da produção nacional e, além da memória recente dos prejuízos sofridos em safras passadas, também passa por um cenário de escassez hídrica, o que também limita a capacidade de expandir a cultura após os preços recordes deste ano.
O arroz é alimento que compõe a cesta básica do brasileiro, com a produção ocorrendo nas cinco regiões do País. A liderança destacada cabe ao Sul (80,7% da produção nacional em 2017/2018), vindo a seguir, com expressiva desvantagem, o Norte (8,8%), Centro-Oeste (5,6%), Nordeste (4,4%) e Sudeste (0,4%).
A produção está distribuída nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso. O cultivo de arroz irrigado, praticado na região Sul do Brasil contribui, em média, com 54% da produçã o nacional, sendo o Rio Grande do Sul o maior produtor brasileiro.
China