Embrapa Solos. A porosidade total do solo é a fração do volume total em um determinado volume de solo passível de ser ocupada por água e/ou ar.
De acordo com o tamanho os poros podem ser distintos em micro ou macroporos. Os macroporos são os espaços maiores, onde a água transita e percola pela ação da gravidade. ... A capacidade de drenagem de um solo não é uma função direta de sua porosidade, mas do volume de macroporos.
A macroporosidade é um atributo do solo utilizado para estudos do seu grau de compactação. Valores baixos de macroporosidade podem resultar em má drenagem, baixa aeração e aumento da resistência do solo à penetração de raízes, sendo um dos indicadores de degradação do solo.
O que é: é um defeito de porosidade que se caracteriza por suas pequenas dimensões e por estar distribuído ao longo da peça.
Resposta. O solo argiloso é menos permeável e, por isso, armazena mais água. O soloarenoso, comum principalmente no Nordeste, tem boa porosidade e é bastante permeável. A penetração da água até camadas mais profundas faz com que ele seja mais seco.
O estudo dos solos como corpos naturais vem do conceito clássico de pedogênese, em que os solos resultam da interação entre cinco fatores de formação: clima, organismos, relevo, material de origem e tempo.