Resposta: O sistema de castas tem sido observado entre os muçulmanos da Índia. Eles praticam endogamia, hipergamia, ocupações hereditárias, evitam mistura social e são estratificados. Existe alguma controvérsia se eles constituem grupos sociais ou castas dentro do Islã.
O estamento constitui uma forma de estratificação social com camadas mais fechadas do que as classes sociais, e mais abertas do que as castas, ou seja, possui maior mobilidade social que no sistema de castas, e menor mobilidade social do que no sistema de classes sociais.
A principal religião da Índia interfere diretamente na estruturação social, uma vez que o hinduísmo divide a sociedade em castas. A divisão da sociedade em castas é determinada a partir da hereditariedade. As castas se definem de acordo com a posição social que determinadas famílias hindus ocupam.
A discriminação com base em castas foi abolida pela Constituição promulgada na Índia depois da independência do Reino Unido, em 1947. Mas a instituição continua sólida e é um dos principais fatores da baixa mobilidade social do país.
O sistema de castas da Índia é uma divisão social importante na sociedade Hindu. Os tipos de castas são: os brâmanes (composta por sacerdotes), xatrias (formada por militares), vaixias (constituída por fazendeiros e comerciantes) e a mais baixa, os sudras (pessoas que deveriam servir as castas superiores).
O sistema de castas é uma divisão social muito difundida nas regiões que seguem a filosofia Hindu, como a Índia e o Nepal, de que as pessoas nasceram de uma parte do corpo do deus Brama. Se resume em classes sociais: ... - Párias que são os marginalizados da sociedade, normalmente os que não pertence a nenhuma outra casta.
Define-se casta como grupo social hereditário, no qual a condição do indivíduo passa de pai para filho. O grupo é endógamo, isto é, cada integrante só pode casar-se com pessoas do seu próprio grupo.
Essa forma de estratificação vigora há mais de 2600 anos na Índia, ou seja, desde a época de sua ocupação.
Casta é um sistema de divisão social, onde cada casta representa um nível social. Essa divisão normalmente é baseada em fatores hereditários ou culturais, profissionais e religiosos. A divisão em castas surgiu com a religião Hindu e foi abolida em 1947 pela constituição indiana.
A endogamia tem, como principais efeitos: Diminuição da variabilidade dos genes, levando à produção de animais mais similares entre si; O aumento da homozigose, podendo levar à depressão endogâmica (em bovinos de corte, foi observada grande por depressão endogâmica para características produtivas e reprodutivas);
A endogamia é capaz de alterar a constituição genética de uma população através do aumento da homozigose e, conseqüentemente, da diminuição da heterozigose. ... De fato, a conseqüência mais evidente e talvez a mais relevante da endogamia seja a redução do valor fenotípico médio dos animais.
Os dálits não foram originados do corpo de brahma e por isso não pertencem a casta alguma, também chamados de intocáveis. eles são considerados impuros por isso ninguém ousa toca-los, e eles realizam as tarefas mais desprezíveis, coveiros e recolhedores de resíduos.
Dalit ou intocável é um termo usado inicialmente pelos ingleses para designar as pessoas que, dentro do costumes hindus baseados nas leis de Manu, foram expulsas de sua casta. Isto é, pessoas que cometeram algum delito grave, como roubo, estupro, assassinato…
Os dalits, ou intocáveis, são párias: aqueles que não têm casta, a poeira sob os pés de Brahma. Eles realizam os trabalhos considerados impuros para as outras castas, como a limpeza de excrementos, a lida com os cadáveres.
Resposta. Basicamente porque está fortemente ligado à religião hindu. Foi abolido oficialmente em 1950, mas sobrevive pela força da tradição. Na medida em que o capitalismo avançava na índia, esperava-se que o sistema de castas se misture ao sistema de classes sociais e econômicas e vá se desintegrando aos poucos.
Embora o sistema indiano de castas tenha sido abolido pela Constituição de 1950, na prática situações de segregação e violência contra os "intocáveis" continuam acontecendo.
Oficialmente, desde quando a Índia adotou uma constituição em 1950, o sistema de castas foi abolido em todo o território.
Na vida cotidiana, os dalits fazem o trabalho mais sujo: escorcham o gado, lavam a roupa e limpam as ruas de imundícies. Na escola, os filhos dos dalits são humilhados pelos colegas.
Dalit ou intocável é um termo usado inicialmente pelos ingleses para designar as pessoas que, dentro do costumes hindus baseados nas leis de Manu, foram expulsas de sua casta. Isto é, pessoas que cometeram algum delito grave, como roubo, estupro, assassinato…
Islamismo. O sistema de castas tem sido observado entre os muçulmanos da Índia. ... Algumas castas altas indianas se converteram ao islamismo e se tornaram parte do governo dos sultanatos e do império Mogol, passando também a ser chamados de Ashraf (nobres).
Eles são chamados de "intocáveis" porque são vistos como sujos. Basta o contato com eles para tornar impuro um integrante de uma casta superior. Os dalits têm esse estigma por exercerem trabalhos considerados "imundos" pela sociedade, como lavar roupa, limpar banheiros ou recolher o lixo.
Resposta: Esses indivíduos eram considerados impuros por não terem origem no corpo de Brahma; formavam um grupo à parte, extremamente segregado e discriminado.
Os intocáveis na sociedade hindu são aqueles que trabalham com trabalhos considerados indignos, sujos, lidando com os mortos (animais ou pessoas), com o lixo, ou outros empregos que requerem constante contato com aquilo que o resto da sociedade indiana considera abjeto e desagradável.
Segundo a ativista, há um esforço político para acabar com a discriminação, e financeiramente os dalits começam a avançar, mas o preconceito é muito arraigado e é mais difícil de ser eliminado na esfera social. Quase um em cinco indianos pertence ao grupo dos "intocáveis".
A religião hindu é a principal da Índia, além disso, rege toda a organização estrutural da sociedade, estabelecendo divisões de classes. A divisão é definida a partir da hereditariedade, as castas correspondem a uma parcela de pessoas e famílias que se diferenciam por meio da condição social.
Resposta. A religião hindu valorizava a divisão da sociedade em castas, porque era um meio de justificar as diferenças sociais existentes. Afirmavam que cada um tem o seu lugar na sociedade e só na encarnação seguinte seria possível mudar.