Na construção civil, o basalto é muito utilizado como pedra britada em agregados asfálticos, para concretos e lastros de ferrovias. Assim como o granito possui larga aplicação como pedra para calçamento e em outras formas de pavimentação. Quando polido pode ser utilizado como rocha ornamental, principalmente em pisos.
O granito é composto por quartzo, feldspato e minerais ferro-magnesianos. Na construção civil é utilizado na confecção de fundações (em forma de bloco), de muros, calçamentos, como agregado para concreto e rocha ornamental em pisos, paredes, tampos de pias, lavatórios, bancadas e mesas, e em detalhes diversos.
ígneas ou magmáticas: são rochas formadas pelo esfriamento e solidificação de elementos endógenos, no caso, o magma pastoso. São exemplos de rochas magmáticas: granito, basalto, diorito e andesito.
Resposta. Explicação: Porque é proveniente da erupção de vulcões, onde o magma, após expelido, passa por um processo de resfriamento e se transforma numa rocha magmática (por isso o nome). Exemplos de rochas magmáticas são o próprio basalto e o granito.
A grande diferença entre ambas as rochas, está em sua formação. O granito possui formação intrusiva, ou seja, foram formadas por meio de um lento arrefecimento do magma. Já o basalto é classificado como uma rocha extrusiva, denominação de rochas ígneas cuja origem está associada aos vulcões.
As rochas sedimentares são rochas formadas pela junção de detritos – chamados de sedimentos – oriundos da fragmentação de outras rochas. Essa fragmentação ocorre graças à ação dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, em um processo denominado por intemperismo.
Quais dos recursos listados são passíveis de serem encontrados em rochas sedimentares? ... Apenas petróleo e calcário, dentre os elementos listados, são extraídos de rochas sedimentares. Minerais metálicos, como cassiterita e nióbio, dificilmente são encontrados em áreas formadas pela deposição de sedimentos.
Rochas sedimentares são as rochas formadas por sedimentos (diferentes das demais), a relação que existe, é que, às rochas sedimentares são formadas por resquícios dos outros tipos de rochas.
ígneas são as provenientes do resfriamento do magma nos mantos abaixo da terra, já as sedimentares são de sedimentos trazidos por agentes externos como água e vento, acumulados. já as metamórficas, são de alterações dessas rochas anteriormente citadas, por alterações de temperatura e pressão.