Existem dois tipos básicos de fonte de alimentação: linear e chaveada. As fontes de alimentação lineares pegam os 110 V ou 220 V da rede elétrica e, com ajuda de um transformador, reduzem esta tensão para, por exemplo, 12 V.
Nos modelos AT, o único conector soldado na placa-mãe era o do teclado. Qualquer periférico adicional, como o mouse, por exemplo, vinha da placa-mãe por um cabo. Nos modelos ATX vários conectores são soldados na placa e ficam acessíveis atrás do gabinete. Os modelos ATX tem como padrão 305 x 244 mm.
Entendendo a fonte ATX
Para ter 12v, basta ligar o fio amarelo (ou amarelo com tarjas pretas) a um fio preto, após ter a fonte ligada, claro. Para ter 5v, basta ligar o fio vermelho a um fio preto.
Hora do pesadelo: para que servem todos os conectores da fonte?
O Power Good é capaz de impedir o funcionamento de chips enquanto não houver tensões aceitáveis. Esse sinal, na verdade, existe desde padrão AT. No caso do padrão ATX, sua denominação é PWR_OK (Power Good OK) e sua existência se refere às tensões de +3,3 V e de +5 V.
slot pci-e
Já o EPS é o cabo extra 4 + 4 EPS12V que serve para dar uma alimentação extra para a placa mãe, da qual parece que esse caso fica encarregado de alimentar todo o circuitos destinado ao processador como os mosfets, reguladores de tensão e o próprio processador.
É uma GPU que recebe alimentação somente do barramento PCI-Express da placa mãe.
Se a placa tem 2 entradas de 8 pinos, tem que alimentar com 2 cabos de 8 pinos. Na caixa da mobo deve ter vindo adaptadores de MOLEX pra 8 pinos. Pegue uma "perna" de fio que vem da fonte, coloque apenas esse adaptador (nada de derivar pra periféricos) e ligue na VGA.
Super resumo: Se comprou uma placa-mãe com a conexão ATX12V 8-pin ou EPS12V de alimentação para CPU, basta comprar a fonte com compatível com ATX12V 8 pinos ou uma fonte compatível com EPS12V. No site da Gigabyte como havia 8 pin ATX12V foi óbvio ver que a placa tinha a conexão para alimentação com os 8 pinos.
A alavanca da entrada PCI-e vai fechar automaticamente. Depois de encaixada corretamente, realize a fixação da placa de vídeo no gabinete com os parafusos que acompanham o produto. Se a placa de vídeo exigir fonte de alimentação extra, conecte o cabo de 6 ou 8 pinos na placa de vídeo antes de fechar o PC.
Instalando os botões principais e seus respectivos leds
Geralmente o Power SW é do lado onde está faltando um pino, o Reset SW é logo abaixo desse, o HDD Led é do lado do Reset SW, e por fim, o Power Led é do lado do Power SW e em cima do HDD Led.
Há 2 conectores em cada FAN RGB: Conector PWM de 4 pinos e o Commander PRO. Esses conectores são utilizados para controlar as FANS e os seus sensores. Caso o usuário não possua o Commander PRO ou um Controlador de FAN RGB, ele pode conectar diretamente na Placa Mãe. Geralmente, é possível conectar até 3 extensões.
Você deve ter um cabo VGA ou DVI para o monitor, um cabo de 3,5 mm para os alto-falantes, um cabo PS/2 ou USB para o teclado e para o mouse e um cabo de energia. O próximo passo é conectar tudo a um cabo de extensão e conectá-lo a uma tomada. Finalmente, ligue o computador. Está tudo pronto!
É o cabo que conecta a tomada de energia com o gabinete. Se o cabo não estiver encaixado na tomada o computador não ligará. Geralmente você precisará de dois destes cabos, um para o gabinete e outro para o monitor.
Depois de identificar os conectores de vídeo e tiver um cabo de vídeo compatível, conecte o computador ao monitor ou projetor.
Esse primeiro cabo deve ser o cabo de sinal, que vc liga na sua placa de video, que é o que envia sinal para o Monitor, e o segundo é o que fornece energia ao mon itor. A fonte é a peça que fica no topo do gabinete, e qu tem uma ventoinha junto. O cabo que ta na Fonte é justamente um que vai até ao estabilizador.
Conecte os cabos equipados ao monitor. Normalmente, existem pelo menos dois cabos: HDMI e adaptador. Se o monitor estiver equipado com mais cabos, lembre-se de baixar o software após conectar o PC. Conecte uma extremidade do cabo HDMI ao conector HDMI do monitor e a outra extremidade ao computador.
Ligar o monitor 1 Ligue o cabo de alimentação à porta CA existente na parte de trás do monitor.. 2 Ligue uma das extremidades do cabo D-Sub de 15 pinos à parte de trás do monitor e ligue a outra extremidade à porta D-Sub do computador..
Pressione o botão no painel frontal para ligar o monitor. automática da imagem" é executada. Botão Power Use esse botão para ligar ou desligar o monitor. tela.
Ao ligar o computador e perceber que o monitor não está exibindo nenhuma imagem é preciso verificar se o mesmo está ligado. Caso afirmativo, veja se há alguma mensagem como: “Cabo Desconectado”. Nesse caso, pode ser que o problema seja apenas um mal contato no cabo VGA/DVI ou HDMI.
Quando o computador está conectado a um monitor, é recomendado ajustar seu computador para a resolução do monitor. ] na Área de Trabalho, ou no menu Iniciar para executar o LG Control Center. Depois, clique em “Configuração do Sistema”. o ponteiro até a posição desejada e depois clique em 'Aplicar'.
Geralmente, quando aparece esta mensagem no monitor ele não está recebendo ou processando sinal de vídeo. Pode ser o cabo com mal contato ou a saída de vídeo do computador com problema. Mas como você diz que um outro monitor liga normalmente, pode ser também uma resolução não suportada pelo monitor.