A vida e obra dos 10 principais escritores do romantismo...
Os autores de maior relevância dessa fase da prosa romântica no Brasil são:
A primeira obra de prosa romântica no Brasil é A Moreninha, livro de Joaquim Manuel de Macedo. Na época do Romantismo brasileiro, os romances seguiam os elementos das publicações europeias, que conservavam as características de folhetim, apresentando histórias na ordem cronológica com início, meio e fim.
Considera-se que a publicação do romance “A Moreninha”, de Joaquim Manoel de Macedo, em 1844, marca o início da prosa romântica brasileira. O livro é considerado o primeiro romance tipicamente brasileiro, pois traçou um perfil dos hábitos da juventude burguesa carioca.
A prosa é um modelo textual escrito em parágrafos, que narra os acontecimentos de um enredo e carrega grande caráter descritivo. No século XIX, a classe social vigente era a burguesia. ... Voltado para a descrição e costumes do cenário brasileiro, os a prosa do romantismo se subdivide em: histórica, regional e urbana.
História. Enquanto a poesia surgiu nos primórdios da atividade literária, a prosa desenvolve-se na Idade Média. A prosificação das canções de gesta deu origem às novelas. O romance surge no século XVIII e o conto desenvolve-se no fim da Idade Média e início do Renascimento.
Foi, contudo, José de Alencar, o escritor de maior expressão dessa fase do romantismo brasileiro. As obras O Guarani (1857), Iracema (1865) e Ubirajara (1874) exaltam o sentimento de nacionalidade por meio do índio como herói e ícone guerreiro.
Entre as marcas principais do Romantismo estão o sentimentalismo, a supervalorização das emoções pessoais, o subjetivismo e egocentrismo. É dessa maneira que os poetas se colocavam como o centro do universo. Dentro de um universo particular, o poeta sente a derrota do ego, produz frustração e tédio.
ª geração — As características centrais do romantismo viriam a ser o lirismo, o subjetivismo, o sonho de um lado, o exagero, a busca pelo exótico e pelo inóspito de outro. ... ª geração — Posteriormente também seriam notados o pessimismo e um certo gosto pela morte, religiosidade e naturalismo.
Nesse tipo de prosa romântica, as historias se passam nas diversas regiões do pais , na qual, características e costumes de cada região eram mostradas. Isso incluí também a linguagem regional.
O realismo foi um movimento oposto ao Romantismo, escola literária anterior que tinha como principais características a subjetividade, o individualismo, a fuga da realidade e a idealização da vida e de seus personagens.
O Naturalismo foi um movimento artístico e cultural que surge em meados do século XIX na França. ... No geral, os principais temas abordados na literatura naturalista são: miséria, violência, crimes, patologias humanas, sexualidade, adultério, dentre outros.