Por exemplo: se a pessoa usou aparelho fixo por 24 ou 36 meses, os aparelhos de contenção precisariam ser utilizados durante 4 a 6 anos. Mas, na prática, os especialistas afirmam que o ideal é não removê-los mais, usando-os por tempo indeterminado.
Márcio Panhota observa que os aparelhos que ocupam o céu da boca têm uma adaptação diferente no que diz respeito à fala, mas o prazo acaba sendo o mesmo para estes e para os que deixam a área livre: no máximo dez dias.
Apesar de parecer um bicho de sete cabeças, esse período dura pouco e os sintomas desconfortáveis somem após alguns dias. Para ajudar você a passar por essa fase com mais tranquilidade, listamos algumas dicas de como se adaptar ao aparelho dentário.
O ideal é dormir com a contenção ortodôntica para que não haja recidiva pelo movimento indesejado dos dentes! O correto é que use a contenção para dormir.
Sim. Pode dormir com aparelho móvel caso seja necessário e indicado pelo dentista.
Caso os ganchos de apoio se quebrem por algum motivo (esses ganchos podem estar nos braquetes ou no arco ortodôntico) interrompa o uso e entre em contato com o seu ortodontista. Aproveite as horas de sono para ganhar mais tempo de uso. Dormimos cerca de 6 a 8 horas por dia!!!