Para encontrar citações relevantes de um determinado livro ou artigo científico é bem simples no Google acadêmico: faça a pesquisa e clique em “citado por”, logo abaixo do resultado. Assim, você consulta os artigos que citaram a obra e verifica quais trechos foram mencionados para embasar a análise.
Para fazer uma referência de site conforme as normas da ABNT, você deve incluir os seguintes elementos: autor (pessoa ou organização); local de publicação, se houver (não é o site); data de publicação, se houver; endereço eletrônico (URL); data de acesso ao site.
Como Encontrar Referências Bibliográficas?
Modelo de Referência ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor do artigo. Título do artigo. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), mês, ano de publicação.
A ABNT 6023 (2002) coloca deve sempre haver uma indicação de ano da publicação, ainda que aproximada. Pode ser também o ano da distribuição, da impressão, da patente ou outra data significativa para a obra.
Como obter o levantamento de citações: Google Acadêmico
Para verificar quantas vezes determinado artigo foi citado por outros trabalhos, clicar no link "Cited by SciELO". Se o link estiver habilitado, significa que existe citações para o artigo em questão. Clicar neste link e será aberta uma outra tela com a relação de trabalhos que fazem citações ao artigo em questão.
Pode ser que encontre os livros online. Caso precise comprar os livros, uma outra dica é procurar em sebos de livros. Faça uma procura no Estante Virtual, um ótimo site de busca de sebos. Lá você procura por autores e nomes dos livros e ainda faz uma consulta de valores e condições dos livros.
Pesquise por uma parte do texto no Google para ver se encontra o autor original. Se o site que você está visitando não for ético, ele talvez esteja exibindo informações copiadas de outra fonte. Copie e cole um parágrafo do texto no Google para ver se consegue descobrir quem é o autor original.
Os nomes dos autores devem estar dois espaços abaixo do título, centralizados, em letras maiúsculas, abreviando-se somente o(s) prenome(s) intermediário(s), se houver, seguidos dos respectivos números-índice que irão identificar os autores. Em caso de mais de um autor, seus nomes serão separados por vírgula.
A seguir discutimos com mais detalhes a convenção na qual se lista os autores em ordem decrescente de importância. O primeiro autor é o mais importante, considerado o autor principal do artigo. ... Uma exceção à regra acima é a posição de último autor, que pode assumir uma importância maior do que os autores secundários.
Estrutura do artigo científico