O arco palatoglosso é formado pelo músculo do mesmo nome, sendo mais anterior e lateral do que o arco palatofaríngeo (m. palatofaríngeo) que se evidencia mais medialmente do que o anterior. Entre os dois arcos situa-se a fossa tonsilar, onde se localiza a tonsila (amígdala) palatina.
A superfície superior do palato duro é o assoalho da cavidade nasal e é forrada por epitélio respiratório ciliado. É formada pela língua e região sub-lingual, cujo assoalho é formado pelo músculo milo-hióideo. A língua será descrita separadamente devido sua complexidade e importante função.
As tonsilas palatinas são importantes estruturas, constituídas por tecido linfóide, localizadas entre os arcos do palatoglosso e palatofaríngeo, em uma fossa denominada de tonsila palatina. Anatomicamente essa região é denominada de istmo das fauces e popularmente de garganta.
O esôfago é um órgão do sistema digestório e consiste em um tubo muscular oco de aproximadamente 25cm de comprimento e 3cm de diâmetro. Ele é localizado entre o extremo inferior da laringo-faringe e o setor superior do estômago.
Partes da boca e suas funções
A boca pode ser divida em cinco regiões:
A função da boca é cortar e triturar os alimentos ingeridos, articular as palavras e também atua na inalação e exalação do ar, apesar deste último não ser o mais recomendado.
Ao fazer isso, dá de cara com os dentes, a língua, a gengiva e talvez as amígdalas. Acima de tudo isso, está o céu da boca, também conhecido como palato duro. De acordo o Cedars-Sinai, o palato consiste na placa óssea na parte superior da boca, chamada palato duro, e o tecido carnoso atrás dele, chamado palato mole.
A anatomia da boca é responsável, portanto, para auxiliar sua nutrição e sobrevivência. Falando em nutrição, é na cavidade oral que se inicia a digestão: o alimento é triturado em pedaços menores pelos dentes e, com o auxílio da língua e a ação das enzimas presentes na saliva, vai se transformar no bolo alimentar.
A saliva, além de umedecer e proteger a boca contra bactérias, lubrifica os alimentos para facilitar a sua mastigação, gustação e deglutição. Por conter uma enzima chamada de amilase salivar, a saliva atua na digestão de alguns alimentos.
→ Boca. O processo de digestão inicia-se na boca. Nessa cavidade o alimento sofrerá a ação dos dentes, que atuam garantindo que os alimentos sejam cortados, triturados e amassados. Essa etapa da digestão é chamada de digestão mecânica, por não envolver substâncias químicas que atuam no alimento.
Existem várias glândulas salivares minúsculas com ductos que se abrem na cavidade bucal. ... Saiba mais sobre a Saliva. Porém, três pares são os mais importantes por serem maiores e produzirem a maior parte da saliva, com a presença de enzimas que contribuem para digestão química dos alimentos.