Neuroanatomia é o ramo da anatomia que estuda a organização anatômica do sistema nervoso. Nos animais vertebrados, estuda as inumeráveis ligações entre os nervos do cérebro até a região ("periférica") do corpo a qual tem conexão e a estrutura interna do cérebro, em particular.
Neurociência é a área que se ocupa em estudar o sistema nervoso, visando desvendar seu funcionamento, estrutura, desenvolvimento e eventuais alterações que sofra. Portanto, o objeto de estudo dessa ciência é complexo, sendo constituído por três elementos: o cérebro, a medula espinhal e os nervos periféricos.
Neurociência Cognitiva: A Ciência da Aprendizagem e da Educação. A Neurociência estuda o sistema nervoso central, bem como as capacidades mentais do ser humano.
Um neurocientista (anteriormente também denominado neurobiologista) é um profissional que estuda o campo científico da neurociência ou qualquer um de seus sub-campos.
Este pode atuar em diversos campos, relacionados ou não com sua formação principal. Além disso, o neurocientista também pode atuar como professor universitário. Desde que estenda seus estudos para a pós-graduação stricto sensu, dando início a um mestrado e um doutorado.