Classificação dos Advérbios
→ Advérbio de intensidade Caracteriza a intensidade da ação verbal ou da qualidade do adjetivo (ou mesmo de outros advérbios). Alguns advérbios de intensidade são: “muito”, “pouco”, “bastante”, “demais”, “tanto” e “tão”.
bem, mal, assim, pior, melhor, depressa, devagar, à toa, às pressas, à vontade, rapidamente, calmamente, infelizmente (e a maioria dos advérbios terminados em -mente), etc. não, absolutamente, tampouco, nunca, de modo algum, de forma alguma, etc.
Os advérbios são palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. São flexionados em grau (comparativo e superlativo) e divididos em: advérbios de modo, intensidade, lugar, tempo, negação, afirmação, dúvida.
Tipos de advérbios
abaixo, acima, acolá, adiante, à direita, à esquerda, aí, além, algures, ali, ao lado, aquém, aqui, atrás, através, cá, de cima, de fora, defronte, dentro, detrás, em cima, fora, lá, longe, onde, perto, por fora. Exemplos: Estou aqui.
O advérbio refere-se a um verbo, a um adjetivo, a uma locução adjetiva, a um advérbio ou a uma locução adverbial, exercendo somente a função sintática de adjunto adverbial. Exemplos: Sempre trabalhou muito. (O advérbio de intensidade muito modifica o verbo trabalhar.)
Parte 1 de 2: Colocando os advérbios em uma frase
O correto é “eles precisam ficar mais alerta”. Nessa frase, ALERTA é advérbio, por isso não se flexiona (gênero e número). ALERTA vai para o plural quando funciona como adjetivo: “pessoas alertas”, “soldados alertas”.
Significado de Alerta substantivo masculino Aviso ou sinal para tomar cuidado: deu o alerta. Grito ou clamor de alerta. adjetivo Pronto, ágil, vivo: este velho está sempre alerta.
Se “muito” sofrer variações, ele é adjetivo e concordará sempre com o substantivo devendo ser utilizada a forma “bastantes”. Se não sofrer variações ele é advérbio, portanto, invariável devendo permanecer na forma singular “bastante”.
Não é muito comum vermos o emprego de bastantes, mas o certo é que sempre quando vier como adjetivo, concordará em número (singular ou plural) com o substantivo. ... Se “muito” for para o plural, assim também será com “bastante”. Veja: Tenho muitas felicidades e Tenho bastantes felicidades.
Bastantes é o plural de bastante. O mesmo que: capazes, necessários, precisos, suficientes.
Quando queremos intensificar uma ideia, logo empregamos o “bastante”, que tem o significado de “muito”. Quando atuar como um advérbio, a palavra “bastante” não sofrerá variação, isto é, não será flexionada no plural e virá ligada a um verbo, advérbio ou adjetivo.
Em resumo: se bastante for um advérbio (referência a verbos, adjetivos e advérbios), deve permanecer no singular, por ser invariável; se bastante for pronome indefinido adjetivo (referência a substantivos), é possível que seja empregado tanto no singular quanto no plural – a depender da flexão do substantivo a que se ...
Olá! Nunca pode ser advérbio tanto de negação quanto de tempo. Será advérbio de negação quanto puder ser substituído por não. Por exemplo: "Nunca mais faça isso." --> "Não faça mais isso."
advérbio Ali, naquele lugar, naquela situação; aponta um lugar relativamente afastado da pessoa que fala; ali: sente-se lá. Em direção a um lugar; naquele lugar: sempre morei lá.
pronome Pronome que retoma a ideia do sujeito; usado antes de verbos terminados em r, s ou z ou depois de nós, vós, eis: queremos louvá-la. artigo definido Artigo definido feminino de o; a. Etimologia (origem da palavra la). Do latim illa.
la la. Emprega-se, em vez de a, depois de formas verbais terminadas em r, s ou z, depois dos pronomes nós e vós e do advérbio eis.
O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).
“sempre”: advérbio de tempo. “ali”: advérbio de lugar. “assim”: advérbio de modo.
Lugar: aqui, antes, dentro, ali, adiante, fora, acolá, atrás, além, lá, detrás, aquém, cá, acima, onde, perto, aí, abaixo, aonde, longe, debaixo, algures, defronte, nenhures, adentro, afora, alhures, embaixo, externamente, a distância, à distância de, de longe, de perto, em cima, à direita, à esquerda, ao lado, em ...
Onde: Indica o lugar em que algo ou alguém está. Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. Por exemplo: “Conheço o lugar onde você o encontrou”. ... O verbo “ir” (íamos, foi) indica a ideia de movimento.
Os advérbios podem modificar ou fornecer mais detalhes sobre outras palavras. Normalmente, os advérbios modificam os verbos, informando-nos como, com que frequência, quando ou onde algo aconteceu. O advérbio é inserido depois do verbo o qual modifica.
São as palavras que indicam uma localização. Os advérbios de lugar mais comuns são aqui, ali, lá, atrás, perto, longe, dentro, fora, entre outros. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O conceito de lugar é muito importante para a Geografia, pois representa a porção do espaço geográfico dotada de significados particulares e relações humanas. A expressão “lugar” é polissêmica, ou seja, possui uma variedade de significados. ... Não há entre os geógrafos um consenso sobre o que seria propriamente o lugar.