Ossículos acessórios são estruturas extranumerárias, inconstantes e não originadas de fraturas. Derivam de centros de ossificação não fusionados, foram descritos pela primeira vez por Vesalius em 1543 e por séculos acreditou-se que eram desprovidos de manifestações clínicas.
O navicular acessório é um osso extra localizado na parte interna do pé, logo acima do arco plantar medial, sendo incorporado ao tendão tibial posterior. Muitas pessoas não sabem que apresentam essa condição, pois na maioria dos casos ela não cursa com sintomas.
A ossificação heterotópica (OH) é definida como a presença de tecido ósseo em locais onde normalmente não existe osso. Esta anormalidade é decorrente de processo metaplásico com neoformação óssea em tecidos moles, geralmente adjacentes a grandes articulações (quadril, cotovelos, joelhos e ombros).
O pé e seus ossos podem ser divididos em três partes anatômicas e funcionais: A parte posterior do pé (retropé): tálus e calcâneo. A parte média do pé (mediopé): navicular, cuboide e cuneiformes. A parte anterior do pé (antepé): metatarsais e falanges.
A articulação do tornozelo consiste em três ossos: Os dois ossos da parte inferior da perna (fíbula e tíbia) Um osso no pé (talo) localizado entre os ossos da perna e o osso do calcanhar.
Articulação do tornozelo. É uma articulação uniaxial, do tipo gínglimo, em dobradiça. Realiza movimentos de dorsiflexão e flexão plantar. Envolve a extremidade inferior da tíbia e seu maléolo medial, o maléolo lateral da fíbula e o corpo do tálus.
O escafoide é um dos oito ossos do carpo, ou seja, está localizado nas mãos. A tíbia e fíbula são os ossos localizados na canela, ou seja, na perna do indivíduo. Desta forma, podemos concluir que, dentre as alternativas propostas, o único osso que mais se destoa da composição do tornozelo e do pé é o osso escafoide.
Movimentos básicos dos pés
A maioria deles, 15 músculos, estão localizados na face plantar. Esses 15 músculos se organizam em quatro camadas, como veremos a seguir. A primeira camada é composta por três músculos, todos envolvidos com a movimentação dos dedos. O músculo abdutor do hálux, que promove abdução e flexão do hálux, o primeiro dedo.
Os medicamentos mais comuns no tratamento de dores nos pés são:
Remédios para dor nas pernas
Um bom remédio caseiro para dor nas pernas causada pela má circulação sanguínea é massagear as pernas com o óleo de angico ou o óleo de rícino porque eles ajudam a melhorar a circulação sanguínea. Ingredientes: 1 bacia com água morna. 15 ml de óleo de angico ou o óleo de rícino.
O alecrim é popularmente conhecido por ser eficaz no tratamento de dores nas pernas. Mas não é só isso, o alecrim também possui propriedades antioxidante, anti-inflamatória, antimicótica, antimicrobiana, cicatrizante, anticaspa e estimulante mental.
Como aliviar as dores musculares?