Conceito de movimento Os movimentos anatômicos não são diferentes. Eles usualmente envolvem ossos ou partes do corpo se movendo ao redor de articulações fixas em relação aos eixos anatômicos principais (sagital, coronal, frontal, etc.) ou planos paralelos a estes.
Na anatomia temos quatro planos anatômicos: mediano, sagital, frontal e transverso. Plano Mediano: o plano mediano é um plano vertical, que “corta” imaginariamente o corpo longitudinalmente, dividindo assim em duas metades “equivalentes” direita e esquerda.
Superior refere a uma estrutura mais superior a outra estrutura ou próxima do crânio. Inferior refere a uma estrutura mais inferior a outra estrutura ou próxima da planta do pé. Leia o exemplo: Os olhos são mais superiores em relação à boca. ... Veja o exemplo: os dedos dos pés estão mais anteriores que o tornozelo.
a) Termos de Relação: Já os grandes vasos e a coluna vertebral localizam-se posteriormente em relação ao coração. ... Exemplo: Os grandes vasos localizam-se superiormente ao coração enquanto que o diafragma localiza-se inferiormente ao coração. * Medial: mais próximo do plano sagital mediano (linha sagital mediana.
Ventral refere-se a parte anterior, oposto ao dorso, parte posterior. Ventral = ventre, barriga dorsal = costa, dorso.
Anatomia do dorso: visão geral. O dorso é a região entre o pescoço e a região glútea. Ele contém a coluna vertebral (medula espinhal) e dois compartimentos de músculos do dorso: compartimentos extrínseco e intrínseco.