- O CA-72-4 é um marcador tumoral associado a tumores gastrointestinais, de pulmão e de ovário. Pode também se encontrar elevado em doenças gastrointestinais benignas, tais como pancreatites e cirrose hepática, em doenças reumáticas e pulmonares.
O CA-72-4 é um marcador tumoral associado a tumores gastrointestinais, de pulmão e de ovário. Pode também se encontrar elevado em doenças gastrointestinais benignas, tais como pancreatites e cirrose hepática, em doenças reumáticas e pulmonares. O marcador se mostra elevado em cerca de 3,5% dos indivíduos sadios.
Entre os principais marcadores tumorais estão: AFP (alfafetoproteína); MCA (antígeno mucóide associado ao carcinoma); Cromogranina A; BTA (antígeno tumoral da bexiga); Telomerase; NMP22 (proteína da matriz nuclear); Cyfra 21.
O exame CEA tem como principal objetivo identificar os níveis circulantes do CEA, conhecido também como antígeno carcinoembrionário, que é uma proteína produzida no início da vida fetal e durante a multiplicação rápida das células do sistema digestório e, por isso, essa proteína pode ser utilizada como marcador de ...
Geralmente é necessária uma ultrassonografia ou tomografia computadorizada (TC) para determinar o quanto o baço aumentou e se ele está pressionando outros órgãos. Uma ressonância magnética (RM) proporciona informações semelhantes e também rastreia o fluxo do sangue através do baço.
Confira a seguir alguns dos principais sintomas do aumento do baço
O baço aumentado, também conhecido por baço inchado ou esplenomegalia, caracteriza-se pelo aumento do tamanho do baço, que pode ser causado por infecções, doenças inflamatórias, ingestão de certas substâncias, ou presença de determinadas doenças.
Outros sintomas relacionados às doenças que causam o inchaço no baço podem inlcuir: Incapacidade de fazer uma grande refeição (sensação de que a comida não cabe na barriga, saciedade) Desconforto ou dor do lado esquerdo da barriga/abdômen, que pode “subir” para o ombro esquerdo.
Embora possa ser assintomática, a esplenomegalia pode fazer-se acompanhar pelos seguintes sintomas:
Embaixo das costelas existe um músculo chamado diafragma, um espasmo nele pode gerar dor nesse local que você relatou. Esse espasmo pode estar vindo do pescoço pois sua inervação sai lá de cima. Se junto com o sintomas de dor debaixo das costelas estiver aparecendo dores no pescoço, suspeitaria dessa cadeia lesional.
“Se tanto, um desconforto ou dor leve no lado direito do abdômen logo abaixo das costelas, que pode ocorrer naqueles indivíduos em que a esteatose provoca o aumento do tamanho do fígado”, observa o especialista, ressaltando que o diagnóstico de esteatose hepática deve ser suspeitado nas pessoas que apresentem condições ...
São diversas as possíveis causas da dor no lado esquerdo da barriga - seja direta ou irradiada de outra parte da cavidade abdominal. As mais comuns são gases, indigestão e constipação (intestino preso). Contudo, condições específicas nesta região são bastante preocupantes, a apendicite e a doença de Crohn.
Saiba mais sobre a dor nos flancos, aquela dor lateral que acontece depois de um exercício físico. Ao realizar uma corrida ou algum tipo de treino, muitas vezes sentimos uma dor na região lateral do nosso corpo, logo abaixo das costelas. Essa dor é popularmente chamada de “dor nos flancos” ou, ainda, “dor lateral”.
Excesso de gases pode causar dores similares ao infarto; saiba como evitar. Dores no peito e até falta de ar. Muitas vezes associados ao infarto, estes sintomas podem ser causados pelo excesso de gases no organismo.