O procedimento de assepsia da pele deve ser realizado com álcool a 70%, friccionar o algodão embebido por 30 segundos e, em seguida, esperar mais 30 segundos para permitir a secagem da pele, deixando-a sem vestígios do produto, de modo a evitar qualquer interferência do álcool na aplicação.
A principal diferença entre assepsia e antissepsia está no fato desta última se tratar da desinfecção de um local, enquanto a primeira trata da higienização preventiva. Ambos os termos costumam ser confundidos e, embora estejam relacionados, cada um possui um significado distinto.
Degermação da pele: No pré-operatório, antes de qualquer procedimento cirúrgico (indicado para toda a equipe cirúrgica); antes da realização de procedimentos invasivos, tais como: inserção de cateter intravascular central, punções, drenagens de cavidades, instalação de diálise, pequenas suturas, endoscopias e outros.
As recomendações da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e Organização Mundial da Saúde (OMS) sustentam a prática da não realização da antissepsia da pele do local de aplicação da vacina por via intramuscular com álcool a 70%, e de modo contrário o CDC recomenda em seu guia de boas práticas a antissepsia do local de ...
O melhor desinfetante é a Clorexidina, um medicamento de uso cutâneo cuja substância ativa é o digluconato de clorexidina. Este antisséptico se aplica sobre a pele e é indicado para pequenos ferimentos e queimaduras leves.
É ativo contra todas as formas de bactérias não esporuladas, fungos e vírus. O emprego do produto para prevenção e tratamento de infecções cutâneas não apresenta o inconveniente de irritações da pele e por ser hidrossolúvel não mancha acentuadamente a pele, sendo facilmente removível em água.
Povidine é indicado somente para uso externo. Em casos de ferimentos, recomenda-se limpar o local com compressa de gaze e aplicar a solução tópica sobre o ferimento 3 a 4 vezes ao dia, por meio de gaze ou compressa esterilizada, até cobrir todo o ferimento.
O PVPI é a sigla de Polivinil Pirrolidona Iodo, também conhecido como Iodopovidona.
Uso externo. É indicado na degermação das mãos e braços da equipe cirúrgica e na preparação pré-operatória da pele de pacientes. Aconselha-se espalhar na pele e massagear por 2 minutos. Enxaguar com água corrente e repetir a aplicação, se necessário, secando a pele com gaze ou toalha esterilizada.
Iodo-povidine (PVP-I) é um agente antimicrobiano tópico muito utilizado na medicina e ainda pouco na periodontia. Possui amplo espectro de ação e características famacológicas favoráveis para ser utilizado em bochechos e irrigações subgengivais.
Povidine tópico (Iodopovidona): é um antisséptico para curativos em geral, incluindo feridas, queimaduras, infecções, etc. Uso pediátrico e adulto. Indicado para antissepsia da pele e mucosas (oral e vaginal). Na aplicação em feridas, queimaduras e infecções.
Riohex 2% é uma solução de Digliconato de Clorexidina 2% com tensoativos, indicada como antisséptico tópico, antissepsia da pele no pré-operatório.
Pode ocorrer perda do paladar que retorna após a interrupção do uso do produto. Dosagem posologia: Deve-se bochechar 15ml de solução não diluída (uma tampa cheia) pela manhã e à noite, após higiene bucal. O uso de Periogard deve ser iniciado após profilaxia em consultório e seguir fazendo higiene bucal diária.