Consideramos um número como sendo par quando o dividimos por dois e seu resto é zero. Já um número é ímpar quando, na divisão por dois, o resto é diferente de zero.
Então, para demonstrar que a soma de dois números ímpares é sempre um número par, basta lembrar que um número ímpar é apenas um número par, mais o valor “1”. Assim, somando dois números ímpares, estamos na verdade somando dois números pares, mais o valor “1” de cada um deles.
Quem pede par têm a tendência a apresentar números pares, e quem pede ímpar, de apresentar números ímpares. Assim, se a pessoa pediu par, mostra par e você mostra ímpar. O resultado é impar e você ganha. Se a pessoa pediu ímpar, mostra ímpar e você mostra ímpar.
Jeito de brincar Assim que o grupo fala "dois ou um", todos mostram, ao mesmo tempo, um ou dois dedos. Todos os que colocam um número de dedos diferente da maioria são eliminados. Deve-se tirar "dois ou um" até sobrar apenas duas crianças. Elas decidem quem vence no par ou ímpar.
Sorte ou estratégia para ganhar na loteria?
Os jogadores de jogo da velha mais experientes colocam o primeiro X em um canto quando jogam primeiro. Essa estratégia cria para o adversário mais possibilidades de cometer um erro. Se o adversário responder inserindo um O em qualquer casa ao lado do centro, você pode garantir a vitória.