A Terapia Manual é uma abordagem que se encaixa em várias áreas da Fisioterapia. Se encaixa na Dermatofuncional e na Fisioterapia Ortopédica, por exemplo. Ela oferece informações que poderão ser contempladas por qualquer área dentro desses aspectos neuromusculares que o paciente vai ter de disfunção.
A mecanoterapia pode ser definida como todo processo terapêutico no qual os exercícios são realizados de maneira ativo-resistida, com o uso de forças externas mecânicas, como halteres, polias, elásticos, molas e outros.
Inicialmente podem ser realizados exercícios mais leves, de isometria, sem movimentos das articulações + alongamentos, e a seguir podem ser utilizados pequenos equipamentos como fitas elásticas, halteres ou bolas.
A cinesioterapia é um tipo de terapia que utiliza de movimentos, sendo também dada como um exercício terapêutico. Seus principais objetivos são: tratar ou prevenir comprometimentos; melhorar, restaurar ou aumentar a função física; otimizar o preparo físico e a saúde geral.
Quais são os benefícios da cinesioterapia laboral para o colaborador?
É a terapia realizada através de movimentos (exercícios). A Cinesioterapia pode ser passiva ( qd o terapeuta realiza o movimento), ativo livre ( qd o paciente realiza o movimento) ou resistida ( qd o paciente realiza com elástico, peso ou resistência do terapeuta.
Passivos: realizados por uma força externa. Os músculos envolvidos no tratamento não estão atuando. São indicados quando o paciente for incapaz ou não puder mover ativamente um segmento, como quando está em coma, paralisado ou em repouso no leito.
O objetivo dos exercícios passivos é, prioritariamente, a prevenção contra contraturas musculares, aderências capsulares, manter a integridade das articulações, a elasticidade muscular e dos tecidos moles, além de fortalecer a cartilagem.
O movimento passivo contínuo tem como definição um movimento realizado por uma força externa em uma articulação ou fração do corpo, que parte de uma completa imobilização para um movimento contínuo sem interrupções e sem a participação ativa do paciente.
principais perdas no sistema músculo-esquelético são: a atrofia e encurtamento dos músculos, tendões e ligamentos; contraturas; perda de força e massa óssea; redução da mobilidade articular e degeneração da cartilagem.
O exercício ativo significa que o paciente tem que usar a sua própria força muscular para realizar o movimento (sem ajuda de um motor), no exercício passivo o movimento é realizado por um motor.
Durante as guerras, surgiram as primeiras escolas de cinesioterapia para tratar ou reabilitar os lesados ou mutilados, que necessitavam readquirir um mínimo de condições para retornar à atividade social integrada e produtiva.
No Brasil, a Fisioterapia iniciou-se dentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em 1929, mas foi só em 1951 que foi criado o primeiro curso para formação de fisioterapeutas, na época denominados técnicos, com duração de um ano.
Analgesia. São diversas as modalidades que visam diminuir a dor e controlar o processo inflamatório (ultrassom, TENS, infra-vermelho, gelo, calor,...).
A Cinesioterapia Laboral é um conjunto de exercícios específicos, de curta duração, com ênfase em alongamentos conscientes, realizados com orientação profissional no próprio local de trabalho, para a prevenção a riscos de doenças osteomusculares, visando à movimentação do sistema musculoesquelético e a melhoria do bem- ...
Quais as divisões didáticas de sua prática? A Ginástica/Cinesioterapia Laboral é a prática de atividades físicas orientada durante o expediente de trabalho. Essa prática visa benefícios pessoais e empresariais, atuando de forma preventiva e terapêutica.
Os benefícios da ginástica laboral
A ginástica é uma ótima opção desde que praticada com cautela. Isso porque ela promove benefícios cardiovasculares e também ajuda a manter a musculatura alongada e fortalecida, mas se praticada em exagero pode acabar causando lesões graves. Não existem muitas restrições para a prática da modalidade.
A ginástica é uma atividade corporal completa, pois contribui para o desenvolvimento da criança, nos seus aspectos, motor, cognitivo, força e agilidade, e servem de base para a prática de outros esportes e atividades, além de benefícios como coordenação, confiança, disciplina, organização e criatividade.
A ginastica, de modo geral, pode melhorar a vida de qualquer indivíduo, tendo em vista os grandes problemas gerados pelo sedentarismo e pela obesidade. Além de ajudar na promoção da saúde, também ajuda a melhorar a aparência, a melhorar o humor, e a inserir o indivíduo na sociedade.
A ginástica melhora a postura, a disposição física, auxilia no emagrecimento, proporciona bem-estar, ajuda a reduzir os riscos de lesões. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)