O lobo caudado se encontra entre a fissura do ligamento venoso e a veia cava inferior, enquanto o lobo quadrado está localizado entre a vesícula biliar e a fissura do ligamento redondo do fígado. A parte esquerda do fígado, que é conhecido como fígado funcional, contém todos os lobos, exceto o direito.
Uma das mais frequentes é a presença do lobo de Riedel que consiste em um prolongamento do lobo hepático direito abaixo do polo renal inferior e pode, desta forma, acarretar valores de hepatimetria superiores a 15 cm, sem que isso represente uma hepatomegalia verdadeira.
São os hepatócitos as células responsáveis pelas funções biológicas do fígado, como a metabolização de algumas substâncias (como o álcool etílico, e a maioria das drogas) e a produção da bílis.
O fígado é um órgão que apresenta diversas funções, como metabolizar substâncias tóxicas, armazenar substâncias energéticas e facilitar a digestão e absorção de gordura.
O fígado faz três tarefas principais: filtra as coisas prejudiciais do seu sangue, armazena combustível e produz um líquido chamado bile que ajuda a digerir os alimentos. O fígado adulto médio pesa cerca de 3 quilos e detém 1 litro ou cerca de 13% do sangue. Em forma de um cone e é de cor marrom-avermelhado.
Toda vez que ocorre uma agressão aguda ao fígado podem aparecer sintomas como mal estar geral, febre, dor no lado direito do abdômen junto às costelas, náuseas, vômitos, urina escura (colúria), fezes mais claras (hipocolia fecal) e olhos amarelados (icterícia), portanto esses são sintomas de doença aguda no fígado.