O sistema 3:3 é, sem dúvida, um dos sistemas defensivos mais ofensivos e é, por esta razão, tido como o sistema de defesa por zona mais arriscado em jogos de Handebol. Seu principal objetivo é impedir os arremessos de nove metros da equipe adversária.
O sistema defensivo de um time em uma partida de handebol consiste em organizar os jogadores em quadra com o intuito de evitar que o time adversário chegue ao gol. A maioria desses sistemas é composta por uma barreira, que é uma linha de atletas posicionados lado a lado próximos da área do goleiro.
Sistema Ofensivo 5:1 O sistema 5:1 é formado por cinco jogadores posicionados à frente da área de tiro livre mais um jogador infiltrado – pivô. O pivô deve sempre posicionar-se na área central, próximo à linha dos seis metros, pois neste local da quadra é favorecido o ângulo pra o arremesso.
Resposta. Resposta: Um dos sistemas ofensivos mais comuns: os seis jogadores se posicionam em uma única linha e avançam para o ataque, trocando passes entre si. Os atletas devem ficar equidistantes, na mesma faixa de campo e ocupar toda área frontal. Nesse tipo de esquema, não há a posição de pivô.
Marcação por Zona: É o tipo de sistema defensivo mais utilizado no Handebol, nesse sistema cada jogador tem a responsabilidade de fazer a marcação em determinada zona da quadra de Handebol.
Cartão amarelo: o atleta pode receber até dois na partida; Cartão vermelho: o jogador que recebe esse cartão é expulso da partida; 2 minutos: é uma advertência na qual penaliza o jogador pela falta e ele deve ficar fora da partida por 2 minutos.