EQST

O Que Justiça Restaurativa CNJ?

O que é Justiça Restaurativa CNJ?

A Justiça Restaurativa é um conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias, que visa à conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência, e por meio do qual os conflitos que geram dano, concreto ou abstrato são solucionados ...

Como é aplicada a justiça restaurativa?

A Justiça Restaurativa baseia-se num procedimento de consenso, em que a vítima e o infrator, e, quando apropriado, outras pessoas ou membros da comunidade afetados pelo crime, como sujeitos centrais, participam coletiva e ativamente na construção de soluções dos traumas e perdas causados pelo crime.

Quais são os princípios da justiça restaurativa?

São cinco os princípios básicos que norteiam a prática da Justiça Restaurativa: voluntariedade, informalidade, oportunidade, neutralidade e sigilo. O primeiro e mais importante princípio é o Princípio da Voluntariedade. ... O Princípio da Informalidade é o que caracteriza a Justiça Restaurativa.

Como surgiu a Justiça Restaurativa no Brasil?

A justiça restaurativa é um modelo de solução de conflitos desenvolvido a partir da década de 1970 em países como Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália, África do Sul, Argentina, Colômbia e Brasil, entre outros. Atribui-se a autoria deste termo a Albert Eglash, um psicólogo que trabalhava com detentos.

Quais são as duas principais formas de aplicação da Justiça Restaurativa?

A comunidade pode ser vista de duas formas: como vítima indireta do crime e como partícipe para a supervisão dos programas de justiça restauradora. Na ideia de justiça restaurativa o dano não atinge apenas a vítima diretamente ligada ao delito, juntamente com ela está a comunidade que rodeia a vítima direta.

Onde se aplica a justiça restaurativa?

Em São Paulo, a Justiça Restaurativa tem sido utilizada em dezenas de escolas públicas e privadas, auxiliando na prevenção e no agravamento de conflitos. ... No Distrito Federal, o Programa Justiça Restaurativa é utilizado em crimes de pequeno e médio potencial ofensivo, além dos casos de violência doméstica.

Quando pode ser aplicado o procedimento restaurativo?

O programa de justiça restaurativa pode ser aplicado em qualquer fase do processo criminal, podendo anteceder a acusação, ocorrer antes ou após a sentença, ou mesmo, no curso da própria execução da pena. ... A vítima e o ofensor devem poder revogar esse consentimento a qualquer momento, durante o processo.

É o objetivo principal da justiça restaurativa?

Segundo a definição adotada pelo TJDFT, a Justiça Restaurativa é um método que busca, quando possível e apropriado, realizar o encontro entre vítima e ofensor, assim como eventuais terceiros envolvidos no crime ou no resultado dele, com o objetivo de fazer com que a vítima possa superar o trauma que sofreu e ...

Quais são os pontos positivos da justiça restaurativa?

Visto que tanto a justiça restaurativa, como a conciliação, ajuda a desafogar o poder judiciário, também economizando custas processuais para ambas as partes. Mesmo não havendo a conciliação entre as partes na mediação, as partes tem o direito de levar ao judiciário.

Qual é o objetivo da Justiça?

Aproveito este julgado do STJ para reafirmar que se a finalidade do Direito é a realização da Justiça, a finalidade da Justiça é a transformação social; a construção de uma sociedade justa, livre, solidária e fraterna, sem preconceitos, sem pobreza e sem desigualdades sociais.

Qual o principal enfoque da justiça restaurativa?

A Justiça Restaurativa visa a alternativas capazes de promover a reparação dos danos ou cura dos males ocasionados pela situação danosa.

O que se espera de um mediador?

O mediador é um especialista em determinadas técnicas de negociação e comunicação. Atua como um terceiro imparcial e costuma ser indicado pelas partes envolvidas no acordo. A função desse profissional não é a de propor soluções, mas de intermediar e facilitar o diálogo entre as partes que estão em desacordo.

Qual a origem da justiça restaurativa?

Sua origem data da década de 70, como resultado de antigas tradições pautadas em diálogos pacificadores originários de culturas africanas. Atualmente, países como a Nova Zelândia e o Canadá passaram a incorporar, de diversas formas, a Justiça Restaurativa nos seus ordenamentos jurídicos. ... Justiça Punitiva. Conciliação.

Como a justiça restaurativa pode auxiliar na prevenção do delito?

Uma maneira alternativa na resolução de conflitos de esfera Penal. A justiça Restaurativa busca uma maior conciliação, humanização para com os envolvidos na relação sobre o delito. Tentando restaurar os prejuízos causados tanto com ao indivíduo infrator, à vítima e consequentemente à sociedade.

Como o juiz atua na justiça restaurativa?

Por intermédio de um facilitador, a justiça restaurativa reúne vítima, ofensor e comunidade — o que pode inclui a família dos envolvidos e testemunhas. O facilitador atua como único representante do aparato judicial. O papel dele é acompanhar o processo, não tomar decisões ou proferir sentenças.

O que significa pacificação social?

INDENIZAÇÃO - TRANSAÇÃO EXTRAJUDICIAL - OBJETIVO DE PACIFICAÇÃO SOCIAL - PREVENÇÃO OU EXTINÇÃO DE LITÍGIOS. A transação é negócio jurídico bilateral para prevenção ou solução de litígio, no qual as partes fazem concessões recíprocas, extinguindo uma obrigação.

Como o direito contribui para manutenção da paz social?

O direito, dentro do contexto atual, é mais observado pela maioria como um instrumento para manutenção da ordem e segurança do que como um meio efetivo de implementação da paz, harmonia e igualdade dentro da sociedade.

O que é a pacificação?

substantivo feminino Ação ou efeito de pacificar (tornar pacífico); ação que consiste no restabelecimento da paz. Etimologia (origem da palavra pacificação). Do latim pacificatio. onis.

Qual é o significado da palavra pacificador?

Significado de Pacificador substantivo masculino Aquele que restabelece a paz; quem busca pacificar, apaziguar; pacifista: o pacificador do conflito. adjetivo Capaz de pacificar, de promover a paz: acordo pacificador; pacificante.

Qual é a importância da justiça para o Direito?

Por justiça também podemos entender um princípio moral pelo qual o respeito ao direito é observado. Também é justiça o reconhecimento o reconhecimento do mérito de alguém ou de algo. A justiça também expressa a conformidade dos fatos com o direito. Justiça é o poder de fazer valer o direito de alguém ou de cada um.

O que é justiça geral?

Justiça universal ou geral: é a justiça em sua totalidade, abrangendo a legislação e a comunidade por ela protegida, encontrando aplicação na vida política, na organização comunitária. Se a lei é uma prescrição de caráter genérico e que a todos vincula, então seu fim é a realização do bem da comunidade.

O que é a justiça?

Significado de Justiça substantivo feminino Particularidade daquilo que se encontra em correspondência (de acordo) com o que é justo; modo de entender e/ou de julgar aquilo que é correto. O ato de reconhecer o mérito de (algo ou de alguém): a polícia vai fazer justiça neste caso.

O que é a justiça no Brasil?

A ela cabe processar e julgar qualquer causa que não esteja sujeita à competência de outro órgão jurisdicional (Justiça Federal comum, do Trabalho, Eleitoral e Militar), o que representa o maior volume de litígios no Brasil. Sua regulamentação está expressa nos artigos 125 a 126 da Constituição.

O que é justiça para Filosofia do Direito?

Justiça vem do étimo latino justitia e significa conformidade com o direito, dar a cada um o que por direito lhe pertence, praticar a equidade.