a) Agonistas: são os músculos principais que ativam um movimento específico do corpo, eles se contraem ativamente para produzir um movimento desejado. Ex: realizar uma flexão de cotovelo, o agonista é o bíceps braquial. b) Antagonistas: músculos que se opõem à ação dos agonistas.
adjetivo Relativo à liberação de acetilcolina, um neurotransmissor. Que funciona com a liberação da acetilcolina: sistema nervoso colinérgico.
Plantas anticolinérgicas
Existem dois grupos principais de receptores adrenérgicos, α e β, apresentando vários subtipos: os receptores α têm os subtipos α1 (um receptor acoplado a uma proteína GQ) e α2 (um receptor acoplado Gi). A fenilefrina é um agonista seletivo do receptor α. os receptores β possuem os subtipos β1, β2 e β3.
A acetilcolina no SNP( sistema nervoso parassimpático) atua sobre receptores muscarínicos e nicotínicos. Os neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso simpático secretam principalmente noradrenalina, razão por que a maioria deles é chamada neurônios adrenérgicos.
As drogas adrenérgicas atuam sobre receptores que são estimulados pela adrenalina e noradrenalina (catecolaminas). Algumas dessas drogas atuam diretamente sobre os receptores adrenérgicos, ativando-os, sendo denominadas drogas simpatomiméticas.
Transporte de noradrenalina em vesículas ocorre por um transportador sensível à reserpina (VMAT). ... Ação transmissor é terminada principalmente pela recaptação de noradrenalina em terminais nervosos via transportador NET. NET é bloqueado por medicamentos antidepressivos tricíclicos e cocaína.