O primeiro passo para a realização do processo de reciclagem é a coleta seletiva, ou seja, a separação do lixo por material, com o seu posterior destino para o reaproveitamento.
7 produtos feitos a partir do lixo reciclado
Devemos separar todo o material que pode ser reciclado do que não pode, ou seja, vidros, papéis, plásticos e metais devem ser colocados em outro saco ou container de lixo.
Tipos de metais recicláveis
Metal (Lixeira de reciclagem amarela) Nas lixeiras amarelas, descarte as latinhas de cerveja, refrigerante e sucos, esquadrias e molduras de quadros, sempre prensadas ou amassadas para otimizar o armazenamento até o processo de reciclagem.
São inúmeros objetos de metal que podem ser despejados nas lixeiras de cor amarela, tais como latas de refrigerantes, cervejas e sucos, que são de metal, embalagens de produtos enlatados, como latas de milho, molho de tomate, sardinha, etc, tampas de metal de garrafas de vidro e outros tipos de produtos metálicos.
– Garrafas, potes de conservas, frascos em geral, copos e vidros de janelas. – Espelhos, vidros temperados, refratários (pirex), louças de porcelana ou cerâmica, cristais, lâmpadas, vidros especiais (como tampa de forno e micro-ondas), ampolas de remédios. – O material deve ser limpo antes de ser enviado à reciclagem.
Para isso, retire o rótulo da garrafa PET e descarte-o junto de outros plásticos recicláveis. Então corte a garrafa ao meio, insira os cacos de vidro quebrado, utilize a parte superior da garrafa para tampar o recipiente e coloque-o dentro de uma sacola. Procure utilizar luvas ou pá e vassoura para não se ferir.