Os pronomes reflexivos em inglês (reflexive pronouns) são termos utilizados quando uma ação praticada pelo sujeito incide sobre ele mesmo. Geralmente, essas palavras aparecem após o verbo, concordando sempre com o sujeito da oração. São construídas com as terminações “-self”, no singular, e “-selves”, no plural.
São aqueles que expressam a igualdade entre o sujeito e o objeto da ação. Os pronomes reflexivos, embora também apontem para o sujeito da oração, exercem sempre a função de complemento verbal (objeto direto ou indireto).
Os Pronomes Reflexivos são: se, si e consigo.
2) Função enfática: quando o pronome concorda com o sujeito, e se posiciona depois do sujeito ou do objeto. ... 3) Função idiomática: quando o pronome vem precedido da preposição by, indicando que o sujeito praticou a ação sem ajuda, sozinho.
O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". ... Outros pronomes oblíquos átonos – me, te, nos, vos - também podem ser reflexivos. Ex.: Carlos machucou-se, ao pular o muro.
A Partícula Apassivadora é a forma de utilizar o pronome “se” com o verbo na voz passiva, ou seja, recebendo a ação em vez de praticá-la. Obrigatoriamente ela existe mediante a seguinte construção: Partícula Apassivadora = pronome apassivador "se" + verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto.
O pronome se será chamado de partícula apassivadora quando estiver junto de verbo transitivo direto acompanhado de objeto direto, que se tornará o sujeito paciente. Compram-se carros usados. = Carros usados são comprados. Esperou-se o tempo necessário.
O verbo transitivo direto é aquele que transita diretamente para o complemento, ou seja, o verbo está ligado de modo direto ao objeto.
Contudo, se o sentido do verbo não depender de nenhum complemento, então, o verbo será intransitivo. Assim, em relação à transitividade verbal, os verbos podem ser: transitivos diretos (V.T.D.), transitivos indiretos (V.T.I.), transitivos diretos e indiretos (V.T.D.I.) ou intransitivos (V.I.).
Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.