Ela envolve o alinhamento entre objetivos da organização e o desempenho e desenvolvimento dos colaboradores, bem como a entrega de resultados. Esse é um processo cíclico e contínuo. Nele, devem ser definidas e alinhadas as expectativas entre colaboradores e lideranças, que devem saber o que um espera do outro.
Conheça 7 dicas como melhorar o desempenho da empresa no seu ambiente de trabalho:
Medir o desempenho da empresa é fundamental para o sucesso e a boa gestão. Não se trata apenas de uma boa prática gerencial, mas de uma ação necessária para saber se a empresa está trilhando o caminho desejado, quanto ainda falta para alcançar os objetivos e para realizar os ajustes necessários.
O que é a gestão de desempenho organizacional? Como o próprio nome já diz, a base para essa forma de gestão é o desempenho do colaborador. Assim, a meta é alinhar a performance dos profissionais aos objetivos da empresa e trazer resultados cada vez melhores.
Por gestão do desempenho, entende-se o processo de definir e alinhar expectativas para o trabalho, acompanhar a performance, avaliar resultados e implantar ações de melhoria e desenvolvimento. É um processo contínuo, que mobiliza diferentes participantes e que engloba diversos processos clássicos de RH.
Como dito anteriormente, a gestão de desempenho é o processo de monitoração e avaliação da performance empresarial como um todo. Já a avaliação de desempenho é uma análise que mensura as ações executada por cada colaborador.
Conheça os 8 tipos de avaliação de desempenho:
Como construir o processo da avaliação?
1 – Alcançou níveis ótimos de desempenho e performance… 2 – Trouxe grandes avanços sobre [problema específico]. 3 – Destacou-se em desenvolver programas / estratégias que trouxeram os X resultados. 4 – Melhorou a produção em X% através da/do [atividade específica].
15 perguntas para autoavaliação profissional
Confira algumas dicas:
avalie a formação de cada pessoa, como cursos e certificações obtidos; busque profissionais proativos; concentre-se nos profissionais que têm capacidade de liderança; crie dinâmicas e testes para avaliar as habilidades de cada candidato além das capacidades adquiridas em cursos (como liderança e foco);