"Equinócio" significa “noite igual”. De origem latina, a palavra é a junção de dois vocábulos: aequus (igual) e nox (noite). O equinócio de outono não é o único fenômeno desse tipo. Há também o equinócio de primavera, que ocorre em setembro e que marca, claro, o começo da primavera.
O fenômeno ocorre quando os raios solares incidem diretamente sobre a Linha do Equador, fazendo com que os dois hemisférios do planeta recebam a mesma quantidade de luz e de escuridão. No total, são dois por ano, sendo eles o Equinócio de Primavera e o Equinócio de Outono. Já nos Solstícios, ocorre o contrário.
Solstício é uma palavra oriunda do latim que significa “parado”. Esse fenômeno acontece no período do ano em que a Terra recebe uma quantidade maior de luz sobre um hemisfério. Os solstícios ocorrem em duas datas do ano: 21 de junho e 21 de dezembro.
Resposta. Significa o momento exato que marca o início da primavera ou do outono, em que o sol incide com maior intensidade sobre as regiões que estão localizadas próximo a linha do equador. Quando ocorre o equinócio o dia e a noite tem igual duração (12h). Ocorre durante os meses de Março a Setembro.
Fale que, em razão da inclinação do eixo de rotação do globo terrestre, as estações do ano ocorrem de maneira invertida nos hemisférios Norte e Sul e que os solstícios e os equinócios são as datas que marcam o início das estações do ano: os solstícios marcam o início do verão e do inverno e os equinócios do outono e da ...
Porque em cada estação a Terra está inclinada de uma forma diferente para o sol e também de um lado diferente.
Resposta. Resposta: Por causa do eixo de inclinação da terra e do seu movimento de translação. Por exemplo, durante o verão o hemisfério sul, os raios solares estarão incidindo com mais intensidade no trópico de capricórnio, ou seja, sera verão no hemisfério sul e inverno no hemisfério norte.
O eixo de rotação da Terra é a linha imaginaria que une o pólo Norte ao pólo Sul e sua inclinação faz com que, em certas épocas do ano, um hemisfério receba a luz do Sol mais diretamente que o outro hemisfério. Isto é a principal causa das estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
São elas: primavera, verão, outono e inverno. Sua ocorrência deve-se ao fato de que a Terra realiza movimentos em torno de seu próprio eixo (rotação) e em torno do Sol (translação), fazendo com que a incidência de raios solares seja desigual nos Hemisférios Norte e Sul.
Esta terça-feira, 22 de dezembro, marca o início do verão no Hemisfério Sul e do inverno no Hemisfério Norte. O dia do início da estação é chamado de solstício de verão. Hoje é o dia mais longo do ano.
Significado de Solstício substantivo masculino Período do ano em que, no movimento aparente no céu, o Sol está mais afastado do equador, fazendo com que a luz solar incida com maior intensidade nos hemisférios. Etimologia (origem da palavra solstício). Do latim solstitium. ii.
Entenda o que é o solstício de inverno, deste 20 de junho
O solstício de verão ocorre quando o Sol assume sua máxima declinação relativa à Terra e incide perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio (hemisfério sul) ou o Trópico de Câncer (hemisfério norte). No hemisfério sul, o solstício de verão ocorre no mês de dezembro, entre os dias 21 e 22.
→ Solstício
Na linha do Equador, os solstícios são indefinidos. Ou seja, não são nem de inverno e nem de verão.
O solstício ocorre em dois momentos do ano, marcando o início do inverno e do verão. ... O verão inicia-se em junho no Hemisfério Norte e em dezembro no Hemisfério Sul. Já o inverno tem início em dezembro no Hemisfério Norte e em junho no Hemisfério Sul.
As celebrações natalícias têm origem muito antes do nascimento de Jesus, estando associadas ao solstício de inverno, com práticas que visavam ajudar ao renascimento do sol, perante o receio do seu desaparecimento, sublinha o antropólogo Aurélio Lopes.