Desconto Racional ou Por Dentro Esta última fórmula permite calcular o VALOR DESCONTADO racional simples do título (Va) a partir do seu VALOR DE FACE (N), da taxa de desconto (i) e do número de períodos de antecipação (n). E para calcular o desconto racional simples, basta fazer D = N – Va.
A = N – d, lembrando que d = N * i * n. É importante ressaltar que as operações de desconto comercial devem ser efetuadas em períodos de curto prazo, já que em períodos longos o valor do desconto pode ser maior que o valor nominal do título.
Já no caso do desconto composto, para n períodos unitários, a taxa de desconto incide, no primeiro período, sobre o valor futuro do título; no segundo período, sobre o valor futuro do título menos o valor do desconto correspondente ao primeiro período; no terceiro período, sobre o valor futuro do título menos os ...
O desconto simples racional também denominado de desconto real (verdadeiro) ou desconto por dentro, é o mesmo que um juro produzido pelo valor inicial. Porém, este valor é a diferença entre o Valor Nominal que é o valor teórico ideal de um titulo, e o Valor atual que é o valor real que esse título possui.
O desconto deve ser entendido como a diferença entre o valor de resgate de um título e o seu valor presente na data da operação, ou seja: D = VF - VP, em que D representa o valor monetário do desconto, VF o seu valor futuro (valor assumido pelo título na data do seu vencimento) e VP o valor creditado ou pago ao seu ...
Pode-se imaginar o desconto como aquele benefício que alguém merece por estar antecipando o pagamento de uma dívida (ou o resgate antecipado de um título) (CASTANHEIRA, 2006, p.
Como temos: N=470, t= 3, i=2%-->0,02, A=? e Dr=? Dr= N - A --> Dr=470 - 443,40 --> Dr=26,60... portanto, no regime racional simples, o desconto é de $26,60.
A chamada operação de desconto normalmente é realizada quando se conhece o valor futuro de um título (valor nominal, valor de face ou valor de resgate) e se quer determinar o seu valor atual. ... Assim como no caso dos juros, o valor do desconto também está associado a uma taxa e a determinado período de tempo.
Como calcular a minha operação?
Para os juros compostos, utilizamos a fórmula F = P*(1+J)T. Nessa fórmula, F equivale ao valor final, obtido após um período X; P é o capital principal, J é a taxa de juros e N o número de períodos em que os juros serão aplicados. Veja o exemplo abaixo: Na célula B4, coloque o valor final (F).