A regra de ouro − o princípio de que não devemos fazer aos outros o que não queremos que nos façam − é, cer- tamente, o preceito mais difundido e aceito em todos os tempos. É hoje repetida na quase totalidade dos auto- denominados códigos de ética das grandes organizações.
De acordo com estudos recentes, a presença da Regra de ouro remonta já a 3000 a.C. na tradição védica indiana, «Não faças aos outros o que não queres que seja feito a ti; e deseja para os outros o que desejas e esperas para ti mesmo.» ...
A ética da reciprocidade, também chamada de regra de ouro ou regra áurea, é uma máxima moral ou princípio moral que pode ser expressa como uma injunção positiva ou negativa: Cada um deve tratar os outros como gostaria que ele próprio fosse tratado (forma positiva ou directiva).
O número de ouro (ou proporção áurea) é uma descoberta da matemática que foi motivada pela busca de proporções que estão presentes na natureza. Esta curiosidade despertou muitas mentes desde antiguidade. ... Para extrairmos o numero de ouro desta sequência basta obtermos a razão entre dois números consecutivos dela.
As laterais das pirâmides eram também triângulos de ouro e sabe-se que utilizavam essa proporção para a construção de templos e sepulcros para os mortos, pois consideravam que caso isto não acontecesse, o templo poderia não agradar aos Deuses e assim a alma do falecido não conseguiria chegar ao seu destino.
Na arquitetura moderna, exemplos de edifícios projetados por Le Corbusier, ou a sede das Nações Unidas contêm o retângulo de ouro em suas fachadas.
O cumprimento da regra de ouro é verificado pela diferença entre o montante das despesas de capital e o das operações de crédito realizadas no exercício. A regra será considerada atendida sempre que essa diferença, também denominada margem de cumprimento da regra de ouro, for igual a ou maior que zero.
A proporção áurea está presente em diversos elementos da natureza desde plantas até furacões, passando por formas de vida marinha. Alguns estudos também mostram uma relação entre a proporção áurea e a formação dos ossos de humanos e animais e até mesmo nas moléculas de DNA.
Construção do Retângulo e da Espiral Áurea:
Dizem que os antigos egípcios empregaram a proporção áurea para construir as Pirâmides de Gizé e os antigos gregos fizeram uso dela para projetar alguns de Page 2 seus mais importantes monumentos. a Proporção áurea está em alguns monumentos arquitetônicos.
Na arquitetura contemporânea, a proporção áurea é utilizada em diferentes aplicações. Por exemplo, em um círculo dividido em duas seções por dois raios, em que o quociente da divisão do maior ângulo entre a parte inferior seja igual a Phi.
Quando uma linha ou forma é dividida em duas partes com base na proporção áurea, ela será dividida de tal forma que, se dividirmos o comprimento da seção mais longa pelo comprimento da menor seção, ela será igual ao original comprimento da forma dividida pela seção mais longa.
A proporção é definida como a igualdade entre duas razões, caso essa igualdade seja verdadeira, então dizemos que os números que foram as razões na ordem dada são proporcionais. ... São exemplos de proporções: escala de um mapa, velocidade média de um móvel, e densidade de uma solução.
O que é proporção? Trata-se da igualdade entre duas ou mais razões provenientes das medidas extraídas de grandezas. ... Se essas razões representam medidas de alguma grandeza, também dizemos que elas são proporcionais.
Assim, se a razão entre A e B é igual à razão entre os números C e D, dizemos que a seguinte igualdade é uma proporção:
Como foi apresentado na introdução acima, existem dois tipos de proporções entre os elementos: diretamente proporcionais e inversamente proporcionais.
Para criar uma proporção da imagem exata, divida a altura pela largura. Por exemplo: Proporção da imagem 2:3: 3 ÷ 2 = 1,5.
Neste caso as duas grandezas envolvidas, quantia a ser paga e quantidade de gasolina, são chamadas grandezas diretamente proporcionais....Grandezas Diretamente Proporcionais.
Olá, quando falamos que devemos multiplicar meio pelos extremos, estamos dizendo isso: Em uma igualdade de frações, devemos multiplicar o denominador de uma, pelo numerador da outra.
Podemos obter frações equivalentes apenas multiplicando ou dividindo o numerador e o denominador pelo mesmo número diferente de zero. Assim, na fração , se multiplicarmos o numerador e denominador por 2, 3 ou 10, temos, respectivamente: Podemos também utilizar a operação de divisão, assim .
Utilizamos a matemática nas atividades diárias mais simples, como na ida ao mercado, na divisão de um lanche na escola, na compra de um chocolate e em muitas outras situações. Quando vamos fazer alguma receita de comida estamos lidando com matemática também, nesse caso vemos a proporção.
Razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas. É, entre outros, um dos meios pelo qual os seres racionais propõem razões ou explicações para causa e efeito. A razão é particularmente associada à natureza humana, ao que é único e definidor do ser humano.
O exemplo serve para tudo, quando tentamos fazer uma lição, e precisa de exemplos para identificar o que está acontecendo.
O conceito de razão, no estudo da Matemática, é de extrema importância na compreensão de situações cotidianas. ... Diga ao aluno que razão é o mesmo que uma fração, e que ela é utilizada no intuito de comparar situações. Por exemplo: Em uma partida de basquete o time de Paulo marcou 80 pontos.
A razão permite identificar e operar conceitos em abstração, resolver problemas, encontrar coerência ou contradição entre eles e, assim, descartar ou formar novos conceitos, de uma forma ordenada e, geralmente, orientada para objectivos.
Em uma receita culinária, encontramos comumente expressões como 1/4 xícara de chá de açúcar, 1/2 colher bailarina de canela, 3/4 copo americano de farinha de trigo, entre outras. Essas expressões trabalham o conceito de razão.
A razão é o quociente de dois números, e a proporção é a igualdade entre duas razões. A divisão é uma das quatro operações fundamentais da Matemática.