No entanto, de qualquer forma, o ideal é sempre combinar o uso da medicação com uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas. É comum que o corticoide gera aumento de fome, fazendo com que a ingestão calórica seja elevada também. Por isso, investir em alimentos naturais e saudáveis é importante.
“O uso prolongado de corticoide causa retenção de líquido em nosso organismo, devido a alteração na eliminação de sódio, o que leva ao inchaço neste paciente. Como estes medicamentos também podem causar aumento de apetite, isso pode resultar em ganho de peso indesejado”, diz Dr. Phillip.
"A mais comum é o hipotireoidismo de Hashimoto, que é uma doença autoimune, em que o anticorpo age contra a própria tireoide, ou seja, diminuindo os hormônios tireoidianos. Há também o hipotireoidismo secundário, provocado pela deficiência na produção do TSH.
Para preparar um shake caseiro proteico basta bater no liquidificador 3 colheres de sopa cheias desta mistura com 1 banana e 1 copo de leite integral. Deve-se tomar o shake logo após o seu preparo, após terminar os exercícios.
Vitaminas para engordar: 5 receitas para quem precisa ganhar quilos a mais