É um Programa especial de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio. Destina-se a suprir a falta nas escolas de professores habilitados, em determinadas disciplinas e localidades, em caráter especial.
A licenciatura é uma modalidade de curso superior que permite ao estudante dar aulas no ensino fundamental, médio e profissionalizante sobre a área do conhecimento em que se formou.
A licenciatura, diferentemente de alguns cursos de bacharelado, tem uma prática mais voltada à teoria. ... Contudo, o nível de docência da licenciatura permite apenas o ensino na educação básica, como a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Pode atuar nas esferas pública e particular.
Com a licenciatura em Educação Especial você irá ensinar e auxiliar alunos com deficiência (física, intelectual, auditiva e visual), transtorno do espectro autista, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Nome da aptidão oferecida por determinadas escolas de ensino médio (antigo segundo grau) para formação de professores. Dessa forma, o aluno concluía o segundo grau habilitado para lecionar nas séries iniciais do primeiro grau (ensino fundamental). ...
Magistério: não é curso superior, mas de nível médio. Habilita o professor para lecionar na Educação Infantil. ... Bacharelado: os cursos de bacharelado não habilitam o profissional a lecionar. São cursos superiores de graduação que dão o título de bacharel.
Isso porque não existe mais o curso de magistério para a capacitação de professores. Portanto, se você deseja trabalhar como docente, precisará buscar por uma das formações específicas: faculdade de Pedagogia, Licenciatura ou Complementação Pedagógica.
Para atuar na Educação Infantil é desejável obter curso de nível superior na modalidade Licenciatura, "de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil, a formação em nível médio, na modalidade normal.
Você precisa no mínimo de um diploma do ensino médio, mas muitas pré-escolas irão exigir também alguma formação adicional.
Podem lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Educação Básica, os graduados em licenciaturas e Pedagogia. Na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e nos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental, admitem-se professores com formação mínima de nível médio, na modalidade normal.
O profissional da área precisa ser atencioso, cuidadoso e gostar de crianças. Precisa ter também aptidão para projetos e atividades recreativas e educacionais e paciência para lidar com situações comuns de crianças pequenas como choro constante por exemplo.