A educação informal socializa os indivíduos, desenvolve hábitos, atitudes, comportamentos, modos de pensar e de se expressar no uso da linguagem, segundo valores e crenças de grupos que se freqüenta ou que pertence por herança, desde o nascimento Trata-se do processo de socialização dos indivíduos.
A educação sistemática segue um padrão, ou seja, um sistema que auxilia no procedimento de ensino. Já a educação assistemática é algo como a educação informal, ou seja, não segue padrões como na instituição escolar formal.
A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados; a informal como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização - na família, bairro, clube, amigos, etc., carregada de valores e cultura própria, de pertencimento e sentimentos herdados; e a educação não ...
A educação não formal é aquela que ocorre fora do sistema formal de ensino, sendo complementar a este. É um processo organizado, mas geralmente os resultados de aprendizagem não são avaliados formalmente.
Para vários autores a avaliação formal está mais relacionada com a lógica da ciência enquanto que a avaliação informal se baseia mais na lógica do chamado raciocínio do dia a dia (HAMMERSLEY, 2003; POLKINGHOME, 2000).
A diferença entre o trabalho desenvolvido em espaços escolares e não escolares é que em espaços escolares o pedagogo tende a atuar de forma mais formal de acordo a teoria, nos espaços não escolares o conhecimento acontece de forma mais natural de acordo com as necessidades do dia a dia, com as experiências de vida de ...
Resposta. Resposta: Educação, um direito fundamental de todos, perpassa o desenvolvimento humano por meio do ensino e da aprendizagem, visando a desenvolver e a potencializar a capacidade intelectual do indivíduo. Constitui um processo único de aprendizagem associado às formações escolar, familiar e social.
É importante notar que a educação pode existir fora do sistema centralizado do poder, que s. espaços das escolas. Ela pode ser livre e estar presente na vida das pessoas e têm a funç compartilhar o conhecimento que le proprio de um grupo social.
A educação formal surgiu diferenciando-se progressivamente da educação primitiva, na medida em que a sociedade tornava-se mais complexa. Passou-se a ter local específico para se aprender, os conteúdos especializaram-se e os professores e alunos tiveram papéis mais definidos, isto é mais específicos.
A Educação é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento e um dos instrumentos mais fortes para reduzir a pobreza, melhorar a saúde, a igualdade de gênero, promover a paz e a estabilidade mundial. Infelizmente, a Educação continua sendo um direito inacessível para milhões de crianças em todo o mundo.
A educação brasileira é regulamentada pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que define os princípios orientadores da organização de programas educacionais. ... O Governo Federal, os Estados, o Distrito Federal e os municípios devem gerir e organizar seus respectivos sistemas de ensino.
O sistema educativo é o conjunto de meios pelo qual se concretiza o direito à educação. O sistema educativo desenvolve-se através de um conjunto organizado de estruturas e de acções diversificadas, por iniciativa e sob a responsabilidade de diferentes instituições e entidades, públicas e privadas.
No Brasil, um sistema de ensino refere-se a empresas que dão suporte a instituições de ensino tanto da rede pública quanto da rede particular, fornecendo material didático e também o apoio pedagógico com consultorias, treinamentos e formação para professores.
Ensino Fundamental: duração de 9 anos, com alunos de 6 a 14 anos; Ensino Médio: duração de 3 anos, com alunos de 15 a 17 anos; Ensino Médio Técnico: escolas podem oferecer cursos técnicos em períodos contraturnos – que são os períodos extraclasse – para seus alunos. A duração é variável, podendo ser de 1 a 3 anos.
Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). ... Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE).
A LDB atual determina que o PNE deve ser organizado pela União em colaboração com Estados, Distrito Federal e Municípios e estipulou prazo de um ano – a partir da data de publicação da lei, – para elaboração e apresentação do plano ao Congresso Nacional.
A Estrutura e o funcionamento da educação são estabelecidos em forma de sistema, este apresenta Estrutura propriamente dita: constituída por uma rede de unidade escolar em seus vários níveis e modalidades, que se dedica a atividade fim do sistema. Na perspectiva da LDB atual Nº.
23 A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alter- nância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, em que o interesse do processo de aprendizagem as- sim o recomendar.