O tratamento é feito com assistência respiratória e repouso. É extremamente contraindicado a indução de vômitos e ingestão de laxantes. Mais conhecido como álcool metílico ou álcool de madeira, o metanol é um líquido volátil e inflamável. Geralmente é usado como solvente de tintas e aditivos de gasolina.
Como agir em caso de envenenamento: Se você se encontrar longe de um profissional, dê carvão ativado diluído em água. Ele impede a absorção completa do agente tóxico pelo organismo, mas só funciona quando aplicado logo após o incidente.
O tratamento de intoxicação alimentar incluem medidas sintomáticas e, no caso de vômitos, cólicas e diarreia, alguns animais precisam de soro e muitas vezes de internação. “Tratamentos específicos, lavagem gástrica, medicamentos injetáveis e indução ao vômito também são utilizados.
Administrar por via oral, diretamente na boca do animal ou diluído com água ou leite ou ainda misturado ao alimento. Quando diluído ou misturado ao alimento, o medicamento deve ser ingerido imediatamente.
Os principais agentes tóxicos presentes nos casos registrados são agrotóxicos, animais peçonhentos, medicamentos, alimentos. As análises laboratoriais dos agentes tóxicos podem estar limitados às classes das substâncias químicas sintetizadas como agrotóxicos/praguicidas e medicamentos.
Se o seu pet ingeriu substâncias abrasivas, com água sanitária ou qualquer outro produto de limpeza, não induza o vômito. Para dar os primeiros socorros nesses casos, use uma seringa para administrar uma dose de clara e ovo. Se você tiver em casa comprimidos de carvão ativado, dê uma unidade para o seu pet.