Cabeamento estruturado é um sistema composto por cabos, conectores, condutas e dispositivos que permite a conectividade à rede de telecomunicações em um edifício.
Por definição, um sistema estruturado baseia-se na disposição de uma rede de cabos que suporte qualquer equipamento de telecomunicações (todos os sistemas de sinais de baixa voltagem que conduzam informações dentro dos edifícios, tais como voz, dados, imagem, segurança, etc.)
O Sistema de Cabeamento Estruturado evita que tais situações aconteçam começando pelo seu local de instalação. ... Além disso, o cabeamento permite uma vida útil do sistema de até 10 anos, atuando na gestão de acesso a rede local, roteadores, switches, entre outros equipamentos.
De forma geral, os estudos de localização tratam do problema de minimizar os custos de uma rede logística, estando esta sujeita às restrições de capacidade das instalações, tendo que atender a uma determinada demanda e devendo satisfazer certos limites de nível de serviço.
Desenvolvimento de projetos residenciais de Telecomunicação que contemplam a distribuição e ligação dos pontos utilizados para telefonia, internet e TV, sistemas de sonorização e também interfones, no seu conjunto sendo chamado de cabeamento estruturado.