A herança quantitativa ou poligênica é um tipo de interação gênica. Ocorre quando dois ou mais pares de alelos somam ou acumulam seus efeitos, produzindo uma série de fenótipos diferentes entre si.
Resposta. Corrigindo: Os caracteres qualitativos são aqueles governados por um ou poucos genes. Denominados de variáveis discretas por apresentarem classes fenotípicas facilmente separáveis umas das outras, podem ser associadas a um ou poucos genótipos.
Valor genético de um indivíduo pode ser definido como sendo igual a duas vezes o desvio da média de seus filhos, considerando-se um grande número deles, da média da população.
O ganho genético por ano foi obtido multiplicando-se o produto do diferencial de seleção ponderado médio (em kg) pela herdabilidade e dividindo-se pelo intervalo de geração médio.
COMO ESTIMAR O VALOR GENÉTICO ADITIVO ? 1 – Informações do próprio indivíduo; 2 – informações dos ancestrais e colaterais do indivíduo; 3 – informações da progênie do indivíduo, e 4 – uma combinação de todas as anteriores, o que leva ao BLUP (melhor predição linear não viezada) .
A DEP de pedigree é estimada como a média das DEPs do touro e da vaca ou seja a DEP do animal jovem = 1/2 DEP do touro + 1/2 DEP da vaca. Se só houver informações disponíveis do touro, a estimativa pode ser feita como: DEP do animal jovem = 1/2 DEP do touro + 1/4 DEP do avô materno.
DEP é a diferença esperada na média das progênies de determinado animal em relação à média das progênies de um grupo de animais referências que participaram da mesma avaliação, quando acasalados com indivíduos que tenham, em média, o mesmo potencial genético.
A DEP é expressa na unidade de medida original da característica em questão: kg, dias, g/dia, cm, cm2, mm, etc., tratandose, por exemplo, de peso corporal, idade ao primeiro parto, ganho médio diário de peso, perímetro escrotal, área de olho-do-lombo e espessura de gordura subcutânea, respectivamente, permitindo uma ...
A DEP nada mais é do que uma ferramenta poderosa utilizada para a realização de mudanças de rumo nas características produtivas de importância econômica para produção de carne. Com tal ferramenta, os produtores de carne podem projetar um rebanho que satisfaça, especificamente, suas metas e objetivos de produção.
A acurácia ou confiabilidade de uma estimativa é uma medida da correlação entre a estimativa e o valor real do parâmetro. ... A importância da relação entre o risco (acurácia) e os programas de melhoramento genético animal surge do fato que as informações do potencial genético dos reprodutores são estimativas.
A PTA identifica o mérito genético do indivíduo, principalmente do que se espera de sua transmissão genética para a progênie. ... Isto não representa que ele “perdeu” -1,5kg de uma avaliação para outra, pois o potencial genético intrínseco a ele continua o mesmo.
A DEP para crescimento direto estima o valor genético médio dos gametas de um animal, ou seja, o valor dos genes que este indivíduo passa para sua progênie e que irão influenciar o crescimento diretamente.
Os animais escolhidos para iniciar o teste devem ser os de destaque por meio de outros resultados ou filhos das melhores vacas ou touros de linhagem leiteira. Quanto mais novos os animais escolhidos (menos de 5 anos de idade), menor será o ciclo reprodutivo e maior será o ganho genético em menor tempo na fazenda.
As DEPs reunidas nos sumários são relativas ao conjunto de características eleitas pelo Programa de Melhoramento que agrega estes rebanhos. Os sumários podem apresentar além das DEPs dos touros, aquelas relativas às matrizes (vacas) e aos seus produtos (machos e fêmeas).
De sobreano: diz-se da cria que tem mais de um ano.
Para a formação de um Girolando, a escolha dos touros Holandeses é de extrema importância, priorizando como critério touros que tenham provas com índices superiores a 2 ou 3 desvios padrão nas características funcionais. Tal detalhe vai refletir diretamente no maior progresso genético da progênie.
A maioria dos interessados pensa em diversificar investimentos por meio deste “ativo” chamado touro de central. ... O formato de negócio mais frequente é bem simples: um investidor compra um touro (pré-aprovado por alguma central), e a empresa cuida da produção do sêmen, distribuição e comercialização.
Para dar conta de acompanhar a vacada Nelore ou azebuada em nossos pastos, o touro tem que ser bem adaptado, vigoroso, ter alta libido, alta capacidade de emprenhar e produzir uma bezerrada sadia e precoce, com excelente acabamento de carcaça.
“Um touro com DEPs medianas costuma valer entre R$ 9.
Um veterinário mostra três exemplos de bezerros. Entre as características invisíveis, estão o histórico dos animais; a sanidade, que envolve a vacinação e a genética. Entre as visíveis estão a carcaça, a musculatura e a precocidade, ou seja, a capacidade de depositar gordura e ficar pronto para abate.
Para receber o registro, o animal é avaliado de acordo com características da raça conforme o padrão, além da avaliação morfológica de aprumos, aparelho reprodutor, características sexuais secundárias (tanto masculina como feminina), desenvolvimento, estrutura, e pigmentação.
PO: puro de origem, quer dizer que todos os ancestrais deste animal estão registrados no livro genealógico da raça; POI: puro de origem importado é relativo ao animal trazido da região do país de origem que tenha todos os atributos do padrão da raça ou a animais nascidos no Brasil, cujos ascendentes sejam todos POI.
Algumas das principais características de um reprodutor Nelore de qualidade são: boca e narina largas, que lhe garanta boas condições de alimentação e respiração; pescoço alongado, facilitando a pastagem; costelas espaçadas, proporcionando melhor funcionamento do sistema respiratório e cardíaco; aparelho reprodutivo ...
Compra de vaca para reprodução de bovinos de corte