O art. 456-A da CLT (inserido pela Reforma Trabalhista) dispõe que cabe ao empregador definir o padrão de vestimenta no meio ambiente laboral, sendo lícita a inclusão no uniforme de logomarcas da própria empresa ou de empresas parceiras e de outros itens de identificação relacionados à atividade desempenhada.
Se a empresa exige uniforme, é ela que deve pagar por ele e fornecer ao funcionário, no seu tamanho. É como um instrumento de trabalho. E, quando o trabalhador for embora da empresa, ele é obrigado a devolver a roupa. O uniforme tem que ter um tempo de duração.
Caso a empresa não permita o uso do uniforme fora do ambiente do trabalho e o empregado precise fazer a troca de roupas durante a entrada e a saída do trabalho, esse tempo que o funcionário usa para realizar a troca deve ser computado na jornada de trabalho.
De acordo com a CLT, a empresa não é obrigada a fornecer uniforme para trabalhadores, mas, sim, as vestimentas necessárias para segurança, de acordo com a atividade desempenhada, ou seja, os citados EPIs.
Normalmente 1 ano de uso para vestimentas e, conforme o tipo de calçado, 6 meses. Algumas funções, tipo manutenção predial, desgastam mais rapidamente - ficam manchados, seja de tinta, graxa, cloro. Para a limpeza, as calças de oxford resistem ao cloro. Botinas de borracha duram mais tempo, chegando a 3 anos.
Garante a segurança dos funcionários Os uniformes fazem com que cada equipe se diferencie da outra, fazendo com que todos entendam suas funções dentro da empresa.
Dicas para lavar o uniforme de trabalho corretamente Usar apenas o tipo de sabão recomendado para o tipo de tecido. Estar atento a temperatura ideal para a lavagem. Não deixar as peças de molho por mais tempo que o normal, caso o molho seja recomendado. Não deixar residual de sabão nas peças, enxaguar bem.
Importância do dress code no ambiente corporativo A vestimenta comunica uma mensagem. E essa mensagem é responsável por transmitir os seus valores e os da organização, pois, ao se tornar funcionário, você se torna espelho de tudo o que a empresa quer comunicar para o mercado.
Resposta. Resposta: Por exemplo, em alguns ambientes, as regras de mercado exigem o uso de equipamentos de segurança e em algumas profissões, o uso de uniforme auxilia na identificação do profissional no ambiente público como para policiais e agentes de segurança.
Roupas de caimento normal (nem folgadas / nem muito justas). Engraxados. Meia combinando com o sapato ou a calça. Meia branca só é usada esportivamente ou com calça e sapatos brancos.
Comunique o funcionário sobre a roupa inadequada Essa conversa deve ocorrer em local privado, para que o colaborador não seja exposto aos demais colegas de trabalho. Peça para o setor de RH entrar em contato e explicar o problema, sugerir tipos de vestimenta e tratar a questão sempre com cordialidade.
Por isso, confira nossas 5 dicas para cuidar da sua imagem pessoal no ambiente de trabalho!