A melhor dica para entender a diferença entre mal e mau e usar corretamente estas palavras é pela oposição, ou seja, utilizando seus antônimos e vendo qual está correto na frase. Mau é o contrário de bom. Mal é o contrário de bem.
Tudo o que eleva o sentimento de poder, a vontade de poder, o próprio poder no homem. O que é mau? Tudo o que vem da fraqueza. O que é felicidade? o sentimento de que o poder cresce, de que uma resistência é superada.
O que importa para o Nietzsche é a” vida como impulso, assim mau seria tudo o que é fraco e não consegue ser um afirmador da vida e o bom é o nobre, o guerreiro, que ama a vida enquanto relação de força.” (p.
O bom é aquilo que o homem achou útil para si, vindo do outro. A utilidade mesquinha, a referência a outros para pensar e agir tornam-se, para Nietzsche, uma origem marcada de uma inércia duvidosa e de um hábito sem graça. Isso somente distancia o homem daquilo que é realmente autêntico.
A Genealogia da Moral tece uma crítica à moral vigente a partir do estudo da origem dos princípios morais que regem o Ocidente desde Sócrates.
Nietzsche afirma que existem apenas dois tipos de moralidade: "a moralidade do senhor" e a "moralidade do escravo". A "moralidade do senhor" apoia as suas decisões sobre as consequências, enquanto a "moralidade do escravo" apoia-se na escala de intenções.