Desenvolvimento motor: motor grosso - define as atividades dos grandes músculos do corpo e relaciona-se com as funções de sustentação da cabeça, sentar, andar, correr. motor fino - define as atividades relacionadas aos movimentos de preensão e relaciona-se com as etapas do movimento de pinça.
O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. É um processo de alterações complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo.
8 sinais de que seu filho é saudável e você nem sabia
Salto 5: Cinco meses Seu bebê já compreende que há uma reação para as suas ações, por isso, é comum nessa fase jogar objetos no chão para que você pegue. Insatisfação com a sua ausência e ter a atenção voltada para pequenos detalhes também fazem parte desse salto do desenvolvimento do bebê.
De 5 a 08 meses – 3 sonecas. De 9 a 15 meses – 2 sonecas. De 16 a 18 meses – 1 a 2 sonecas. De 18 meses até 3 ou 4 anos – 1 soneca.
Para ajudar o bebê a se desenvolver é importante que os pais façam algumas brincadeiras estimulantes, como por exemplo, brincar com o bebê no chão, falar o nome dos objetos quando ele aponta para eles ou deitar o bebê de barriga para baixo com um brinquedo à sua frente, para incentivá-lo a pegar no objeto.
A criança também pode comer papinha de frutas ou um laticínio (especialmente preparado para crianças, se possível) durante o dia, por exemplo, no lanche. Para não habituar o paladar do bebê a alimentos açucarados, não adoce a papinha e iogurtes. Em caso de dúvida, consulte o pediatra.
O bebê de cinco meses já fica sentado por longos períodos de tempo. Provavelmente ainda precisa se apoiar em algo, como um travesseiro. Mas também pode se sentar sem apoio durante alguns segundos. Quando deitado de bruços, consegue rolar para ficar de barriga para cima.
As frutas introduzidas foram maçã, banana, mamão e pêra. Segundo o dr. Toma, qualquer tipo dessas frutas pode ser oferecido, entretanto, os bebês costumam aceitar melhor a maçã Argentina, a banana Prata, a pêra Willams e o mamão Papaya. 5.
Tabela de peso para meninos de até 2 anos de idade
O puré de abóbora pode ser introduzido já no primeiro ano do bebé – a partir dos quatro ou quatro meses e meio – dependendo do pediatra/nutricionista e caso não estejam com leite materno em exclusivo, por exemplo. Por ser um alimento muito rico é altamente recomendado por pediatras e nutricionistas.
Alguns exemplos de legumes que podem ser dados são abóbora, batata, cenoura, batata-doce, abobrinha, couve-flor, chuchu e cebola. Purês e papas de frutas: frutas raspadas ou amassadas devem ser dadas ao bebê nos lanches da manhã ou da tarde, podendo-se também oferecer frutas cozidas, mas sempre sem adicionar açúcar.
PURÊ DE FRUTAS: Você pode iniciar as papinhas para bebês de 5 meses de frutas usando 1 fruta por vez e amassando para ficar na consistência de purê, por exemplo: maçã, pera, banana, mamão papaya. Um dos motivos que os pediatras podem recomendar o início das papinhas para bebês de 5 meses é o Refluxo.