208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: VII - atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. ...
É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda ...
A Constituição assegura direitos fundamentais do país, que envolvem direitos individuais de cada cidadão no país, direitos sociais, políticos e jurídicos. Ela que determina um governo republicano com o sistema presidencialista no Brasil, além de outras normas e leis que regem o Brasil.
Educação é uma prática social que visa ao desenvolvimento do ser humano, de suas potencialidades, habilidades e competências. ... Educação, um direito fundamental de todos, perpassa o desenvolvimento humano por meio do ensino e da aprendizagem, visando a desenvolver e a potencializar a capacidade intelectual do indivíduo.
A educação favorece uma formação profissional e política, pois no Brasil as pessoas buscam um trabalho sério para se consolidar na vida. ... Os trabalhadores com formação, geralmente, garantem o emprego através de concurso ou competência naquilo que faz.
Essa relação entre trabalho e educação ficou mais próxima a partir da década de sessenta, devido ao surgimento da teoria do capital humano, fazendo com que a educação tivesse grande importância para o desenvolvimento econômico, porque ela potencializa o trabalho, qualificando a mão-de-obra.
É trabalhando que as pessoas interferem na realidade ao seu redor, produzem alimentos, erguem cidades, geram riquezas. O trabalho é fator de transformação. ... A educação pelo trabalho, por fim, é fator de preservação da cultura das organizações, que é o mais valioso dentre os ativos intangíveis.
Resposta. Para o bom desenvolvimento de uma sociedade, a divisão de trabalho tem uma importância muito grande, pois é ela que sustenta todo o seu sistema, que produz tudo o que consumimos e precisamos.
A importância do trabalho como elemento objeto de de estudo para a sociologia, ocorre no fato de o mesmo apresenta influencia na vida das pessoas, em razão da grande parcela de tempo que estas dedicam-se a tal atividade, assim como as formas de desenvolvimento deste reflexa na forma de vida e nas relações sociais das ...
No capitalismo o trabalho se transforma em valor de troca onde o homem vende sua força de trabalho para realizar a reprodução social – consumir e produzir. ... Mesmo que todas as condições existissem para que não houvesse necessidade do homem trabalhar, este precisa de ocupações, ainda que lhe sejam penosas.
Resposta. Cria condições de levar uma vida digna, cuidando de seu próprio sustento e de sua família, tendo condições de ter assistência médica melhor, alimentação, moradia, etc.
O trabalho, por si só, é revelador da nossa humanidade, uma vez que possibilita ação transformadora sobre a natureza e si mesmo. ... “O trabalho é um meio inexorável da existência humana e constituinte da identidade do sujeito. Isto significa que cada um se torna o que é por meio do ofício que executa.
Marx pensava no trabalho como essência do homem. O trabalho "é a essência do homem, pois é o meio pelo qual ele se relaciona com a natureza e a transforma em bens a que se confere valor" . ... O valor atribuído pelo homem ao mundo transforma diz respeito ao modo como o homem retira do mundo sua subsistência.
Ao longo da história o trabalho tem sido compreendido como ao imposto a quem não tem dinheiro, prestígio por isso uma das possíveis origens da palavra trabalho podem do termo Latino tripalium que nada mais era do que um instrumento utilizar na lavoura para bater trigo posteriormente tornou-se um instrumento de tortura ...
O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento. ... A relação entre trabalho e subsistência, ou sobrevivência, era íntima e direta. Foi por essa razão que Marx definiu a força de trabalho como o bem “inalienável” do ser humano.
Entendemos que para Marx o trabalho é a necessidade natural e eterna de efetivar o intercâmbio material entre o homem e a natureza, o trabalho contextualizado seria, assim, na realidade da nossa sociedade capitalista, segundo Marx, produtivo de valor necessário à reprodução da força de trabalho do trabalhador, além de ...