E cabe a um departamento específico atuar em cada um desses pontos: a contabilidade hospitalar. Ali, contadores são responsáveis por elaborar relatórios que norteiam o planejamento financeiro do hospital e que permitem sua sustentabilidade econômica e financeira.
Tendo como campo de atuação a entidade comercial, a contabilidade comercial estuda e controla o patrimônio, visando analisar e interpretar as informações e elaborar as demonstrações contábeis.
Hilário Franco conceitua Contabilidade Comercial como: o ramo da Contabilidade aplicado ao estudo e ao controle do patrimônio das empresas comerciais, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e suas variações, bem como sobre o resultado decorrente da atividade mercantil.
O contador é um profissional indispensável em qualquer tipo de organização. Ele acompanha as transações da empresa desde sua abertura até o encerramento de suas atividades. E a função de um contador não se restringe à gestão de empresas. Ele também pode atuar no mercado de seguros, controladoria, perícia e auditoria.
A contabilidade está presente em todos os setores, desde o controle financeiro pessoal até em empresas multinacionais, sem deixar de lado o setor público. As áreas de atuação da contabilidade abrangem qualquer atividade que exija controle e análise, ou seja, é uma atividade inerente à própria civilização.