O Hardware do Arduino Uno
Arduíno é uma placa de prototipagem eletrônica de código aberto. ... Em suma, o Arduíno é uma plataforma sobre a qual serão construídos outros equipamentos — e ele não deve ser confundido com o Raspberry Pi, equipamento visualmente semelhante a ele, mas que funciona como um computador de placa única.
Basta ligar a placa ao computador e já é possível escrever códigos para o Arduino no ambiente de desenvolvimento do software (através da linguagem C/C++). A placa básica do Arduino possui uma série de sensores, o que permite a integração com outros dispositivos e a interação com outros aparelhos.
Para baixar a versão atualizada da IDE do Arduino para Windows basta acessar https://www.arduino.cc/en/Main/Software e efetuar a instalação. Novo: abre uma nova instância da IDE. Abrir: carrega na IDE projetos salvos no computador. Exemplos: disponibiliza diversos exemplos que são separados por pastas e bibliotecas.
Para baixar a versão atualizada da IDE do Arduino para Windows basta acessar https://www.arduino.cc/en/Main/Software e efetuar a instalação.
Instalando a IDE do Arduino Para começar, acesse a Seção de Downloads do site oficial do Arduino. Desça a página até “Download the Arduino IDE“. Clique em “Windows Instaler, for Windows XP and Up“. Vai aparecer uma janela pedindo uma doação para o Software Arduino.
Configurando a Arduino IDE Agora clique em Ferramentas -> Placa -> Gerenciador de Placas: Busque pela opção esp8266 by ESP8266 Community e clique no botão Instalar. Após a instalação ser concluída, as placas da linha ESP8266 já estarão disponíveis na lista de placas da sua Arduino IDE.
Como programar o NodeMCU com IDE Arduino
Vamos a explicação de como enviar o programa para o arduino Você precisará de um computador/notebook, um Arduino Uno, ou outra placa de Arduino, e um cabo usb. A parte “quadrada” do cabo se conecta ao arduino. A parte usb se conecta no notebook. Acenderá um led de “ON”, que informa que Arduino está ligado.
Há comandos que não têm parâmetros (apenas os parênteses vazios). Por exemplo, o comando: delay(500); manda o Arduino esperar meio segundo (500 milissegundos).
Testar o Arduino
Para acessar o ambiente de trabalho, é bem simples: basta digitar o site https://www.tinkercad.com. Nele, você deverá criar uma conta – caso já possua uma conta autodesk, é necessário apenas realizar o login. Você também tem a opção de utilizar o login por meio da sua conta do gmail.