A quarteirização é a delegação da gestão administrativa das relações com os demais prestadores de serviços (terceiros, parceiros, fornecedores) temporários num determinado projeto (ou de uma carteira de projetos) a uma terceira empresa especializada.
DESVANTAGENS
Terceirização: O que é, suas vantagens e desvantagens
Principais benefícios da terceirização para sua empresa
5 benefícios da terceirização de serviços nas empresas
Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.
TOMADOR DE SERVIÇOS. ... "O inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços quanto àquelas obrigações, desde que haja participado da relação processual e conste também do título executivo judicial" .
A contratação de terceiro não transfere para este a responsabilidade pela fiscalização do contrato, que continua sendo da Administração, mas a atividade de assessoria deficiente pode levar à responsabilização do terceiro contratado. O servidor também será responsabilizado, caso não tenha agido com diligência adequada.
Quem assina o contrato pela Administração Pública (o ordenador da despesa dele decorrente), além de capacidade jurídica, deve dispor também de competência legal para firmar contratos, em nome da pessoa jurídica de direito público ou de direito privado que representa.
A terceirização consiste em uma forma de organização estrutural que admite que uma empresa privada ou mesmo governamental transfira a outra empresa determinadas atividades, ou seja, uma descentralização de certas atividades com o escopo de facilitar a produção ou prestação do serviço, além da diminuição de custos e ...