Respondendo a uma controvérsia crescente sobre teologia, astronomia e filosofia, a Inquisição Romana julgou Galileu em 1633 e o acusou de "suspeito veementemente de heresia", condenando-o a prisão indefinida. Galileu foi mantido em prisão domiciliar até sua morte em 1642.
Em 1633, a Santa Inquisição prendeu e julgou Galileu por heresia. Para evitar que fosse queimado vivo, Galileu Galilei se viu obrigado a renegar suas ideias através de uma confissão, lida em voz alta perante o Santo Conselho da Igreja.
Galileu Galilei nunca pregou uma 'teoria geocentrica'. ... O que Galileu defendeu foi o HELIOCENTRISMO: "O heliocentrismo é uma teoria científica que afirma ser o Sol o centro do sistema solar.
Saiba mais: Geocentrismo e heliocentrismo Assim, segundo registros, ele obedeceu a Igreja para evitar maiores complicações e porque era muito católico. Em 1632, Galileu publicou o Diálogo sobre os dois principais sistemas mundiais, que comprovava a teoria heliocêntrica.
A sucessão de dias e noites é uma consequencia do movimento de rotação da Terra sobre seu próprio eixo. O modelo, também chamado de sistema copernicano, não foi aceito pela Igreja Católica, que adotava a teoria do Geocentrismo, elaborada por Ptolomeu.
Copérnico
Ganímedes
Ganímedes
Em um primeiro momento, o astrônomo italiano pensou ter visto três estrelas em torno de Júpiter. Após semanas de avaliação, um quarto corpo apareceu e a partir disso ele sugeriu a existência de quatro satélites na órbita do planeta. Com isso, esses corpos ganharam o nome de Luas de Galileu.
Entre suas importantes observações astronômicas, Galileu descobriu que o planeta Júpiter tem satélites. Qual a importância histórica dessa descoberta? a) Existem corpos celestes que não orbitam a Terra, o que implica que a Terra poderia não ser o centro do Universo.
Luas de Galileu
A lente objetiva do telescópio com que Galileu fez as primeiras observações sobre o relevo lunar, as estrelas da Via Láctea e os satélites de Júpiter, publicadas no “Sidereus Nuncius”. A lente, em uma moldura de ébano e marfim, está exposta no Instituto e Museu de História da Ciência, em Florença.
Olhou para o céu e viu a Lua como mais ninguém a tinha visto na época. Era “irregular, áspera, cheia de cavidades e proeminências”, descreveu Galileu Galilei. Em 1610, um ano após ter olhado para a Lua, o astrónomo estava a lançar o livro “Mensageiro das Estrelas”.
Em 1609, Galileu Galilei constrói uma luneta e aponta para o céu. Este é um acontecimento marcante, pois mesmo com um instrumento muito primitivo, o italiano fez observações que mudaram o curso da astronomia na época. A consequência mais conhecida foi a ruína da crença de que tudo no universo girava em torno da Terra.
Hans Lippershey
No século XVI, cientistas faziam observações astronômicas a olho nu ou com equipamentos pouco eficientes. No início do século XVII, Hans Lippershey (1570-1619) inventou a luneta, instrumento óptico que utilizava uma lente côncava e uma convexa, que recebera o nome de refrator.
Telescópios crus e lentes especiais podem ter sido criadas antes, mas acredita-se que Lippershey foi o primeiro a aplicar uma patente de seu projeto, tornando o produto disponível para uso exclusivo de seu país em 1608. Na época da criação da Luneta, a Holanda estava em guerra com a Espanha.
Hans Lippershey
Os primeiros telescópios surgiram na Holanda, por volta do ano de 1600. Dez anos depois, o astrônomo italiano Galileu Galilei decidiu construir o seu próprio telescópio. O primeiro modelo tinha capacidade para ampliar em nove vezes os objetos focados.
Guglielmo Marconi