A desnutrição pode ser ocasionada pela falta de uma alimentação adequada ou por problemas de saúde que impedem a absorção de nutrientes de maneira correta.
O tratamento para desnutrição infantil deve ser orientado pelo pediatra e pelo nutricionista e tem com objetivo combater os sintomas da desnutrição, fornecer os nutrientes necessários para o crescimento saudável da criança e promover a sua qualidade de vida.
A principal consequência da desnutrição é a redução do crescimento físico e o menor desempenho intelectual em crianças. Isso acontece porque a magreza extrema acaba reduzindo a altura que a criança poderia atingir na idade adulta, e dificulta o seu aprendizado, memória e raciocínio.
A temperatura corporal cai, às vezes provocando a morte. Edema, anemia, icterícia e petéquias podem se desenvolver. Podem ocorrer falências renais, hepáticas, ou cardíacas. O marasmo em lactentes causa fome, perda ponderal, retardo do crescimento e enfraquecimento do tecido muscular e da gordura subcutânea.
Marasmo ou Desnutrição seca (do grego μαρασμός, decadência), é uma forma crônica de desnutrição, na qual a deficiência primariamente de carboidratos e lipídios, em estágios avançados, é caracterizada por perda muscular e falta de gordura subcutânea.
Marasmo é nome designado a um dos vários tipos de desnutrição energética-proteica, que causa de forma geral, uma grande perda muscular e de gordura. Uma das consequências do marasmo é a dificuldade de crescimento.
Esta doença é causada por uma deficiência de proteínas na dieta, muito importante para as células do corpo, que contêm proteína que é necessária para reparar as células, produzir novas células e muito útil em processos metabólicos.
Kwashiorkor ou desnutrição intermediária é um tipo de doença decorrente da falta de proteínas e vitaminas, geralmente associado com elevado consumo de carboidratos (arroz, batata, milho, salgadinhos, doces...).
É chamada secundária quando, apesar de haver adequada oferta, existem condições que impedem que a criança aceite os alimentos ou quando não há apropriada ingestão ou absorção, por exemplo, nos casos de diarreia crônica. Quando as duas causas estão presentes, a desnutrição é chamada de mista.
Ele também ajuda a perder peso, ganhar massa magra e até afasta o desejo por alimentos calóricos. Por outro lado, sua falta pode causar inúmeros problemas como fadiga, queda de cabelo e até baixa imunidade. “O mais comum é que as pessoas consumam proteínas em excesso.
O baixo consumo de proteína pode exercer efeitos negativos no corpo, como queda de cabelo, rachaduras na pele e até perda de peso, à medida que a massa muscular diminui.
Resposta. A falta de vitamina bloqueia uma ou mais reações metabólicas específicas na célula e pode eventualmente causar um distúrbio no balanço metabólico do organismo inteiro.