Essa capacidade pode ser desenvolvida junto com as competências profissionais através da proatividade, estudos sobre a área de trabalho e sobre toda a empresa em que trabalha e a atualização constante dos conhecimentos profissionais e organizacionais.
A empregabilidade é a habilidade de se manter com um currículo atrativo no mercado de trabalho, para conseguir manter-se empregado. ... A trabalhabilidade amplia o conceito de empregabilidade para outras fontes de renda e possibilidades de trabalho, porque o emprego tem limitações e não deve ser encarado como única opção.
Explicação: Empregabilidade significa a capacidade ou possibilidade de conseguir um emprego. Também faz parte do conceito deempregabilidade a aptidão de manter-se em um emprego. ... Aempregabilidade é diretamente relacionada com o valor profissional que uma pessoa consegue ter junto ao mercado de trabalho.
A falta de profissionais qualificados para uma série de funções é um dos principais fatores que afetam a empregabilidade dos brasileiros. Ou seja, as vagas até existem, porém, o número de profissionais qualificados para desempenhá-las é insuficiente.
Na visão de Minarelli (1995), os seis pilares que sustentam a empregabilidade são a adequação vocacional, competência profissional, idoneidade, saúde física e mental, reserva financeira e fontes alternativas e relacionamentos.
2. Seis fatores que influenciam a empregabilidade
A seguir, a especialista em estratégia de carreira destaca as 10 habilidades do futuro e dicas de como se qualificar.
Entre as características de um consultor podemos destacar a independência, maior flexibilidade, ganhos financeiros, entre outros. Muitas pessoas estão largando seu emprego e investindo nessa área de consultoria, porque enxergam como um método "mais fácil" de ganhar dinheiro.
O consultor interno não tem oportunidade de aplicar seus conhecimentos em outras organizações; possuir geralmente, menos experiência que os consultores externos; suas idéias terem menor aceitação nos níveis gerenciais e, por ser empregado da empresa, possuir menor liberdade para dizer e fazer as coisas.